ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Artes

Cidade será tomada pela arte para celebrar 25 anos da Casa de Ensaio

Companhia é uma das tradicionais de MS e conta com a realização de 18 peças e formação de mais de 5 mil alunos

Lucas Mamédio | 10/05/2021 07:49
Uma das 18 peças realizadas pela Casa de Ensaio (Foto: Divulgação)
Uma das 18 peças realizadas pela Casa de Ensaio (Foto: Divulgação)

O centro cultural Casa de Ensaio começa nesta segunda-feira uma série de intervenções para comemora 25 anos de atuação em Campo Grande. Projeto idealizado por Laís Dória e Artur Monteiro de Barros, em 1996, a Casa, como é carinhosamente chamada, se desenvolveu como um centro cultural, com programas voltados para arte transformação social, atingindo muitas pessoas, seja com o curso “Brincaturas e Teatrices”, carro chefe das ações da instituição, que oferece um programa de oficinas artísticas para crianças e jovens de diversos bairros da capital, ou pelos outros tantos projetos realizados ao longo das duas décadas e meia de atividades: cursos, formações, festivais, atos artísticos, rodas de discussões, oficinas e muito mais.

Consolidada como umas das principais formadoras de público do estado, com um legado marcado por inúmeras histórias de vida, dos tantos alunos que fizeram parte de suas produções e que hoje atuam em diversas áreas da sociedade: professores, médicos, cineastas, bailarinos, que agora reconhecem a importância das experiências legadas pela instituição.

Laís Dória, idealizadora e fundadora da Casa de Ensaio (Foto: Divulgação)
Laís Dória, idealizadora e fundadora da Casa de Ensaio (Foto: Divulgação)

Com uma pedagogia específica, desenvolvida  por sua idealizadora, ao longo de  muitos anos de estudos e registrada em dissertação na Universidade de São Paulo, o projeto “Brincaturas e Teatrices” propõe a aproximação entre as linguagens artísticas para a construção dos processos educacionais e dos seus desdobramentos teatrais. As artes "emendadas", como chama Laís Dória, é uma articulação processual entre teatro, dança, canto, percussão, literatura e artes visuais, que aglutinam as potências e o revertem em processos de educação e criação coletivos.

Entre os principais números da trajetória da Casa estão:  Realização de 18 peças teatrais, com a participação de aproximadamente 5 mil alunos. Exibição de produções para cerca de 100 mil pessoas. Mais de 15 mil crianças e adolescentes estudaram na Casa durante seus 25 anos de atividades. Produção de mais de 50 ações entre festivais, carpet shows, atos artísticos, espetáculos e brincatos. Todos eventos gratuitos e abertos à comunidade.

Programação de aniversário

Live de aniversário:  11 de maio de 2021, às 19h.  O link do zoom será disponibilizado nas redes sociais da instituição.

Programação:  Video Mapping  criado pelo Coletivo Algo+ritmo (UFMS)

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias