ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Com jornada por amores, livro joga luzes sobre a fratricida Guerra do Chaco

“Aposto que você nem sabia do namoro dela com um ex-combatente da Guerra do Chaco” será lançado em Corumbá

Aline dos Santos | 30/07/2022 14:06
Dolores: a protagonista de olhos verdes, boca vermelha e unhas esmaltadas se impõe na narrativa. (Foto: Divulgação)
Dolores: a protagonista de olhos verdes, boca vermelha e unhas esmaltadas se impõe na narrativa. (Foto: Divulgação)

O conflito entre Bolívia e Paraguai, que se estendeu de 1932 a 1935, ganha luzes no livro “Aposto que você nem sabia do namoro dela com um ex-combatente da Guerra do Chaco”, do jornalista e escritor Luiz Taques.

O plano inicial era de enredo integralmente dedicado a maior guerra na América do Sul do século XX. Mas Dolores, a personagem central, se fez imperativa.

A protagonista de olhos verdes, boca vermelha e unhas esmaltadas se impõe na narrativa. Na primeira etapa do livro, percorremos ao seu lado por uma jornada de afetos.

A fictícia Dolores se transmuta então nas suas companheiras de carne e osso: vive, ama, perde, ri, chora. Ela encara uma sociedade frontalmente machista, sempre disposta a pôr o dedo em riste diante da mulher que é dona de sua história.

Os amores de Dolores nos levam a Ramiro, o ex-combatente da Guerra do Chaco. Um conflito que, apesar de ser um embate fratricida entre países vizinhos a Mato Grosso do Sul, se esmaeceu no tempo, mas não na carnificina: foram 60 mil bolivianos e 30 mil paraguaios mortos. Parte do território boliviano foi anexada ao Paraguai.

Vindo de Assunção, Ramiro tinha nos olhos castanhos o desalento de quem mirou o horror. A pedido de Dolores, o casal embarca no Trem da Morte. Na Bolívia, os ex-combatentes da Guerra do Chaco são os beneméritos. No Paraguai, levam a alcunha de heróis.

Na geografia particular, dentro de si, desfilam homens mutilados, a febre dos companheiros enlouquecidos, a vida a preço de um cantil de água. Haverá ainda nessa jornada, uma última viagem que se finda em um termo definitivo: rohayhu (eu te amo, em guarani).

Com edição bilíngue, o livro “Aposto que você nem sabia do namoro dela com um ex-combatente da Guerra do Chaco”, da editora Maria Petrona, será lançado no dia 6 de agosto, em Corumbá. A data é alusiva ao Dia da Independência da Bolívia.

Luiz Taques nasceu em Corumbá e é autor de “A história de Zé Vida de Barraca (novela infanto-juvenil, 1997), “Bebinho, Mamadinho e o velório de Bafo de Alho” (contos, 2008) e “Um Rio, Uma Guerra (romance, 2016).

Repórter experiente, Taques recebeu, em 1990, prêmio da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) por reportagem sobre tortura em delegacias. No ano de 1991, reportagem sobre escravidão em carvoarias recebeu o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

“Aposto que você nem sabia do namoro dela com um ex-combatente da Guerra do Chaco” tem tradução de Ahmad Schabib Hany, que nasceu em Cochabamba (Bolívia), reside em Corumbá e é formado em História.

O evento será na praça Nossa Senhora Urkupiña (antiga feirinha Brasbol), das 17h às 22h. O livro custa R$ 39,90 (frete já incluso) e pode ser adquirido pelo PIX luiztaques@gmail.com. Após efetuada a compra, basta enviar o comprovante e o endereço para o email.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias