ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 28º

Artes

Com técnica de família, artesã juntou Natal e Divertamente em presépio

Crochê que a avó fazia passou de mãe para filhas e garantiu quarta premiação para Nanci

Por Clayton Neves | 25/12/2025 07:44
Com técnica de família, artesã juntou Natal e Divertamente em presépio
Presépio vencedor incluiu 10 personagens do filme Divertidamente. (Foto: Clóvis Neto)

Com personagens coloridos e muita memória afetiva, a artesã Nanci Dias do Nascimento, de 46 anos, venceu pela terceira vez o concurso de presépios da Prefeitura de Corumbá. Desta vez, ela apresentou o presépio temático “O Natal Divertidamente”, inspirado no filme Divertidamente, da Pixar, com todos os personagens feitos em amigurumi, uma técnica artesanal que lembra o crochê tradicional.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A artesã Nanci Dias do Nascimento, de 46 anos, conquistou pela terceira vez o concurso de presépios da Prefeitura de Corumbá com uma criação inspirada no filme "Divertidamente", da Pixar. O presépio foi confeccionado utilizando a técnica do amigurumi, similar ao crochê tradicional. O talento para o crochê é uma tradição que atravessa quatro gerações na família de Nanci, tendo início com sua avó, Felicidade Morengia. Mesmo sendo servidora pública, a artesã mantém viva a arte do crochê, que já foi sua principal fonte de renda. O presépio premiado, produzido em dois meses, apresenta as dez emoções do filme, todas confeccionadas com linha fina.

Além da criatividade, o trabalho carrega uma história que atravessa gerações. O crochê já está na quarta geração da família de Nanci. Começou com a avó, passou pela mãe, chegou até ela e agora segue com as filhas.

“Eu aprendi só olhando minha avó. Ela sentava na cadeira, ficava fazendo crochê e não era de ensinar dizendo ‘é assim’. Só de olhar, eu fui aprendendo”, relembra.

Com técnica de família, artesã juntou Natal e Divertamente em presépio
Nanci faturou prêmio de R$ 2 mil por presépio campeão de votos. (Foto: Arquivo Pessoal)

A avó, dona Felicidade Morengia, já falecida, foi a grande inspiração. “Ela era crocheteira de primeira mão. Ficava ali, tranquila, fazendo colchas. Eu me espelhei muito nela”, conta.

A tradição seguiu com a mãe, Sebastiana, e ganhou força com o tempo. Nanci começou no artesanato ainda aos 13 anos e já soma mais de 20 anos de experiência. “É um dom que Deus deu. É de família mesmo”, destaca.

Hoje, mesmo sendo servidora pública efetiva, ela nunca deixou o crochê de lado. “Já foi minha principal fonte de renda, mas mesmo depois que comecei a trabalhar no serviço público, nunca parei”, relata.

Com técnica de família, artesã juntou Natal e Divertamente em presépio
Avó e a mãe, já falecidas, foram inspiração para técnica de crochê. (Foto: Arquivo Pessoal)
Com técnica de família, artesã juntou Natal e Divertamente em presépio
Colcha feita pela avó, dona felicidade, é herança guardada com carinho. (Foto: Arquivo Pessoal)

A ideia do presépio “O Natal Divertidamente” em casa, com a ajuda das filhas, Nanlena, de 26 anos, e Marcele, de 10.“Eu ia fazer outro tema, Ursinhos Carinhosos. Aí perguntei pras minhas filhas o que achavam e me disseram pra fazer Divertidamente. Eu nem tinha assistido o filme”, revela.

Ao ouvir a filha explicar sobre as emoções, personagens principais da obra, Nanci se identificou. “Esse ano foi muito difícil pra mim. Quando ela falou das emoções, da alegria, da tristeza, da raiva, eu vi que tinha tudo a ver”, explica.

O presépio reúne as 10 emoções do filme, todas feitas em amigurumi com linha fina, diferente do crochê tradicional feito com barbante. A produção começou no fim de julho e levou cerca de dois meses. “Eu trabalho durante a semana, então fazia um pouquinho por dia”, afirma.

Com técnica de família, artesã juntou Natal e Divertamente em presépio
Na primeira vez que participou do concurso, Nanci já garantiu o 1° lugar. (Foto: Arquivo Pessoal)

Nanci disputou com outros oito participantes na categoria. Durante os dias de exposição, ela fazia questão de passar pela praça para observar a reação do público. “Eu ficava sentada lá e escutava as pessoas falando sobre o presépio de Divertidamente. Aquilo foi me dando mais confiança”, lembra.

Quando o resultado foi anunciado, a emoção veio forte. “Chamaram o terceiro, não era eu. Chamaram o segundo, também não. Aí me anunciaram como primeira. Foi uma alegria imensa”, conta.

Esta foi a quarta vez que Nanci participou do concurso, e a quarta premiação. No primeiro ano, venceu com o presépio tradicional. No segundo, ficou em segundo lugar com o Sítio do Pica-pau Amarelo e, no terceiro, conquistou o terceiro lugar com o tema Moana. Agora, voltou ao topo com Divertidamente.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.