ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Artes

Da zona norte, grupo de rap La Firma é resistência em meio ao esquecimento

Além de rimar, grupo lançou clipe que fala de 27 assassinatos em apenas 1 anos no Nova Lima

Thaís Pimenta | 07/04/2018 07:30
Parte do grupo em apresentação no bairro Taquarussu em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Mara Rojas)
Parte do grupo em apresentação no bairro Taquarussu em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Mara Rojas)

Cantar e mostrar a realidade difícil da Zona Norte campo-grandense é a intenção de Abraão Barreto, Luan Fiorante, Rodrigo Camargo, Lucas Alves e Junin Ornellas. Por isso, criaram o grupo de rap La Firma 067, em 2011 e tem feito barulho na região do Bairro Nova Lima. Em 2017, lançaram o clipe "Nova Lima, Mil Pecados", para impactar a comunidade sobre os 27 assassinatos  motivados, em maioria, por brigas de jovens e adolescentes moradores das redondezas.

Ivair Dantas foi quem assumiu a direção do clipe, convidado por Rodrigo Camargo, rapper e o roteirista. "Só no Nova Lima, 27 jovens morreram em 2016 e a gente sentiu essa necessidade, como escritor, de escrever sobre isso porque estamos vendo o que está acontecendo", diz o roteirista. 

Ele narra uma história que parece coisa de morro carioca, mas que está bem perto, mas sem o mesmo impacto na mídia. "Naquela época, todo dia tinha troca de tiros na região, entre crianças e adolescentes, de 12 a 17 anos. São os meninos que mais agem desse jeito, os adultos e as pessoas que são de fato criminosas, perante a lei, tem outra maneira de resolver suas desavenças", explica.

Fato é que passados mais de um ano do lançamento, o material rendeu bons frutos ao La Firma e à comunidade da Zona Norte. O grupo já participou de debates em salas de aula de faculdades e colégios pela cidade e no dia 10 de abril, o clipe com ares de curta-metragem será exibido no Campo Grande na Tela, na escola Hercules Maymone do Nova Lima. "Superou as nossas expectativas o resultado desse clipe, tanto visual, quanto os espaços que ele atingiu".

Além desses resultados práticos, o La Firma diz que no ano do lançamento, os números de violência e morte caíram para menos da metade. "Não sei se é uma consequência do material audiovisual, mas acho que só pelo enredo mostrar uma opção diferente para o moleque que não o assassinato, já faz a molecada da nossa região parar pra pensar", comenta Rodrigo.

O curta-metragem foi a primeira experiência de Rodrigo como roteirista e também foi um desafio a Ivair. "Foi também meu primeiro trabalho com essa magnitude e com essa intenção. Lembro de chegar no bairro e a galera toda me olhar, sentia aquele clima de violência pairando, de desconfiança. Mas quando eles passaram a entender o que eu fazia ali, fui recebido com outros olhos."

Os atores em cena são os próprios moradores do bairro, entre amigos do grupo, familiares e até gente que passava na rua na hora da gravação. "Meus filhos participaram da gravação, minha irmã também", completa o roteirista.

Para eles, estar no bairro até hoje significa querer mudar um pouco o quadro de violência, mas ao mesmo tempo, é díficil conseguir sair de lá. "Nenhum de nós do grupo tem condições de falar que vamos nos mudar assim, de repente, somos pobres. Desde cedo eu acompanhei tudo e nunca foi diferente, acontece que hoje tem menos mortes e as pessoas vão crescendo e tentando conscientizar as outras porque é foda toda vez você enterrar um primo, um amigo, um irmão, um parente, mas não mudou efetivamente o que era há 25 anos".

Para ele, o que ainda coloca em risco a garotada que cresce no lugar é a falta de atividade. "Nossa região aqui é um exemplo de mistura de gente de todo o canto do Brasil, vemos cultura em cada esquina, porém estamos esquecidos, sem nenhuma praça para brincar com os moleques, sem um show de música, nada".

Os próximos passos é a produção de um novo curta-metragem com personagens e locações da Zona Norte, assim como o "Nova Lima, Mil Pecados". Porém, dessa vez, serão quatro clipes no meio desse curta. "Vamos usar os artistas e atores também da região. Ainda está em fase de criação, mas acho que a partir da semana que vem já começamos a gravar. Apenas um clipe desses será do La Firma, teremos também de a música de um cantor gospel, um funk e um rock", finalizam.

Confira o clipe abaixo:

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias