ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, DOMINGO  02    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Dama da viola, Helena Meirelles ganha documentário sobre legado no Pantanal

Produção conta a trajetória da violeira que precisou aprender a tocar escondida ainda na infância

Por Clayton Neves | 02/08/2026 08:06
Dama da viola, Helena Meirelles ganha documentário sobre legado no Pantanal
Helena rompeu as fronteiras de MS e se tornou reconhecida dentro e fora do País. (Foto: Mário de Araújo)

A Dama da Viola, Helena Meirelles, ganha um novo retrato nas telas com o documentário “Helena Meirelles: Som & Cor do Pantanal”, que terá lançamento e estreia nacional no dia 12 de agosto, às 18h, no MIS (Museu da Imagem e do Som), em Campo Grande.

A produção conta a trajetória da violeira que precisou aprender a tocar escondida ainda na infância, em uma época marcada por rígidas expectativas sobre o lugar da mulher. Sem formação acadêmica, Helena desenvolveu um jeito próprio de tocar e transformou sons do Pantanal e das regiões de fronteira em uma assinatura musical reconhecida dentro e fora do Brasil.

Com imagens de arquivo, registros de apresentações e depoimentos de pessoas que conviveram com a artista, estudiosos, músicos e admiradores, o filme apresenta a artista, mas também a mulher afetuosa, festeira, irreverente e espontânea que fazia do cotidiano uma oportunidade para tocar.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.