ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Artes

De graça, alunos terão curso teórico e prático de iluminação cênica

Thailla Torres | 03/01/2017 08:46
Curso será realizado de graça, para ensinar a importância da iluminação seja na música, teatro ou dança.
Curso será realizado de graça, para ensinar a importância da iluminação seja na música, teatro ou dança.

No teatro, na música ou dança, a iluminação tem uma papel importante no resultado de cada espetáculo. E foi pensando nisso, que de 10 a 19 de janeiro haverá um curso de iluminação cênica de graça na cidade, para formar novos iluminadores e também trazer novidades sobre o mercado para profissionais da area.

O projeto é uma iniciativa da iluminadora e cenógrafa Camila Jordão, e conta com recursos do FIC (Fundo de Investimentos Culturais). Ela trabalha com iluminação há 7 anos e sempre percebeu  a necessidade de formação. "Tem muita gente formando em Artes e não tem acesso à iluminação. Então isso veio para tornar o universo artístico mais valorizado", explica. 

Camila reforça que o curso também reforça a importância da iluminação como peça cênica. "Seja na dança, teatro ou música, todo texto tem clima e espaço. A iluminação vem para traduzir esse texto de maneira visual. Por isso ela entra no mundo cênico como um fator diferente, assim como o figurino e o cenário", cita.

Iluminação usada no espetáculo Fluzz, da Cia Dançurbana.
Iluminação usada no espetáculo Fluzz, da Cia Dançurbana.

O curso será para profissionais e também pessoas sem experiência, mas que tenham interesse na iluminação cênica, que é diferente do conceito de entretenimento. "Ela é diferente da iluminação que vemos em shows, a iluminação cênica é um pouco mais intimista, ela tem uma 'conversa' direta com os diretores que, geralmente, quando pensam em algum espetáculo, com a iluminação é que definem o figurino e cenário, então ela acaba sendo um braço direito no espetáculo", explica.

Na programação, alunos vão passar pela teoria e prática. "Haverá técnica, informação sobre equipamento, espaço cênico, refletores, mapa de luz, roteiro, palco de trabalho e história. Também sobre tendências de tecnologia no mercado e trabalhar com o processo criativo dos alunos dentro da iluminação", reforça.

Junto com Camila, o curso contará com a presença de César Germano, que vai trabalhar com o tema "História da iluminação e tecnologia". Formado em Artes Plásticas pela UFMS, César trabalha há mais de 20 anos nas Artes Cênicas.

Outra convidada é Alini Santini, que vai falar sobre "Criação de Luz". Ela é graduada em Artes Visuais, pós-graduada em Lighting Design pela Faculdade Belas Artes e cursou a Academia Internacional de Cinema (AIC). Atua com iluminação há 16 anos e traz no currículo trabalhos com grandes diretores de São Paulo, como Gerald Thomas, Zé Celso e Denise Stoklos.

E por fim, Roberto Gill de Camargo participa com a palestra "Criação e Leitura de Luz". Também haverá mesa redonda com o tema "Iluminação Cênica e Tendências no Brasil". Roberto é doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e professor de iluminação nos cursos de Teatro e Design da Universidade de Sorocaba. Trabalha com iluminação desde 1980 e traz no currículo mais de 50 espetáculos de teatro e dança.

Para quem tiver interesse, o curso será nos dias 10 a 19 de janeiro, no Teatro Glauce Rocha. As inscrições devem ser feitas pela internet até sexta-feira (6). Informações pelo Facebook ou pelo telefone: (67) 99238-2829.

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias