ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Artes

"Diário poético da quarentena" fala da pandemia com leveza e humor

Pandemia fez poesia florescer nas redes de Cássio, que transformou conteúdo em livro

Thailla Torres | 06/08/2020 07:23
Cássio lançou seu primeiro e-book na quarentena. (Foto: Arquivo Pessoal)
Cássio lançou seu primeiro e-book na quarentena. (Foto: Arquivo Pessoal)

O período de isolamento social foi impactante na vida de todos, mexeu, também, a com a cabeça do escritor campo-grandense Cássio Rodrigues, que resolveu colocar em suas redes sociais alguns poemas sobre a pandemia, quase que diariamente. O resultado depois de dois meses foi perceber que tinha um livro nas mãos. Assim surgiu a publicação do seu primeiro e-book “Diário Poético da Quarentena”.

Algumas características que Cássio busca em sua poesia são a simplicidade e o humor, a leveza, o lirismo, qualidades que ele diz ter aprendido na poesia haikai, um tipo de poesia que ele considera perfeita para os dias atuais. “Onde a rapidez e a concisão de ideias fazem parte da nossa rotina. Assim me impus mais um desafio: num período tão preocupante, extrair em textos poéticos uma visão diferente do isolamento, buscando narrativas inusitadas e até engraçadas, em sua maioria curtas, rápidas de ler e entender”, diz.

A ideia foi usar a arte para mostrar às pessoas que em cada pequeno momento existe a beleza e mesmo dentro de casa a vida continua a acontecer, de forma igualmente intensa. “O poeta é um cronista do seu tempo, descreve em sua poesia os anseios, receios e o "ambiente psíquico" no qual o poeta está imerso. Como dizia Leminski a poesia nunca vai desaparecer porque é uma “necessidade orgânica da sociedade”: aprendi muito sobre isso, nos últimos tempos”, descreve.

Cássio admite que não tinha a intenção de lançar um livro agora, mas a partir da criação literária sobre o tema da quarentena a ideia ganhou corpo e a própria forma de publicação completou o conceito artístico do projeto. “Qual o melhor formato de livro que fala de quarentena senão o e-book, que o leitor pode adquirir e ler sem ter que sair de casa?”, questiona.

Da mesma forma, todo o processo de publicação foi feito de forma online, desde o contato com uma editora independente de Campo Grande, a ilustradora, Bea Machado, e até três tradutoras, que estão traduzindo o livro para o espanhol, inglês e alemão. A versão em espanhol já está pronta e vai estar disponível nos próximos dias.

“Por essa facilidade de publicação e maior popularização do formato e-book, cujas vendas aumentam a cada dia, acredito que muitos autores estão publicando no formato eletrônico, ‘desengavetando’ projetos. Nessa época de isolamento creio que as pessoas estão com a necessidade de se expressar, deixar registradas na rede suas impressões sobre o mundo e sobre suas vivências. Por mais que eu já tenha publicado e divulgado minha poesia em outras mídias, a publicação de um livro é a realização de um sonho”, diz o escritor.

Trecho do livro "Diário poético da quarentena".
Trecho do livro "Diário poético da quarentena".

Entre períodos mais e menos produtivos, o autor escreve poesias desde a adolescência. Ele foi apresentado à poesia no ensino primário, quando era escalado para recitar poemas nas datas comemorativas da escola, como no Dia das Mães. “Sou "uma cria" dos anos 80: minha adolescência foi embalada pelo boom do rock brasileiro, eu aprendi a gostar da poesia de Cazuza, Renato Russo, Arnaldo Antunes, Humberto Gessinger e muitos outros grandes letristas, das inúmeras bandas que surgiram naquela época”, conta.

Essa descoberta da poesia na música o levou a Caetano Veloso, Gilberto Gil, Belchior, Itamar Assumpção e também aos poetas marginais como Leminski, Alice Ruiz, Glauco Mattoso, Wally Salomão. “Comecei escrevendo letras de rock em cadernos que se perderam com o tempo e entre uns hiatos maiores e menores sempre escrevi poesia, inspirado nesses autores que colaboraram na minha formação estética.  As redes sociais se tornaram uma vitrine natural para o meu trabalho, assim como de outros tantos escritores brasileiros. A interação com o leitor é instantânea e isso, para um artista, é muito prazeroso e construtivo”.

Inspirado nesses poetas urbanos modernos que sempre admirou, Cássio diz ter um desafio interno: “escrever poesia sobre todo e qualquer tema, levando o leitor a ter uma visão diferente do mundo, por um pequeno instante, ser conduzido pela poesia a enxergar aquilo que não tinha visto ao contemplar a vida”, afirma.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias