ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Artes

Do texto à atuação, oficina grátis movimenta Centro Cultural José Octávio Guizzo

As atividades acontecem das 14h às 22h e classificação indicativa é de 16 anos

Danielle Valentim | 01/10/2019 09:30
Oficina tem carga horária de 8 horas e classificação indicativa de 16 anos. (Foto: Vlademir Alexandre)
Oficina tem carga horária de 8 horas e classificação indicativa de 16 anos. (Foto: Vlademir Alexandre)

O Grupo Carmin, do Rio Grande do Norte, ministra em Campo Grande, nesta terça-feira (1º), a oficina “Da cidade à cena: Texto, vídeo e atuação a partir de Elementos do Real”. As atividades gratuitas acontecem das 14h às 22h, no Centro Cultural José Octávio Guizzo. Será uma oportunidade de conhecer o processo de criação do coletivo.

A oficina tem carga horária de 8 horas e classificação indicativa de 16 anos. Nela o aluno conhecerá elementos do teatro documental, vivenciados em exercícios que partem do registro escrito, da memória e do registro em vídeo.

O método é a observação de pessoas, locais e situações. O material colhido é transposto para dramaturgia cênica e audiovisual.

A oficina “Da cidade à cena: texto, vídeo e atuação a partir de elementos do real” propõe o compartilhamento dessas práticas de criação de personagens e dramaturgia.

O trabalho é feito de forma ética e respeitosa, não exatamente “usando” as histórias de vida das pessoas observadas, mas elegendo fatos fundadores para o início da ficção.

Os participantes terão uma vivência de todo o processo de criação do Grupo Carmin e experimentar construção de dramaturgia e cena a partir dos elementos explorados.

Durante seus 12 anos de existência, o grupo Carmin tem trabalhado duas vertentes essenciais do teatro contemporâneo: a preparação do ator-pesquisador e a criação de dramaturgia original.

Ao longo desse tempo, consolidou uma série de práticas resultantes dos processos de montagem das peças “Pobres de Marré”, “Jacy”, “Por Que Paris?” e “A Invenção do Nordeste”. Essas práticas têm como matriz as técnicas de Rasaboxes, mímese corpórea, escrita automática e escrita de observação.

O espetáculo Jacy, por exemplo, será apresentado pela primeira vez em Campo Grande, nos dias 3 e 4 de outubro, no Teatro Glauce Rocha. Com sessão às 20h, as apresentações são gratuitas e a retirada de ingressos será feita uma hora antes do início da peça.

Vencedor do Prêmio Cesgranrio e APTR, o grupo tem patrocínio do Ministério da Cidadania e da BR Distribuidora.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias