ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Dublado por produtora campo-grandense, filme polonês tem exibição hoje

Paula Maciulevicius Brasil | 21/11/2019 08:45
"Duas Coroas" descreve a vida e a morte de padre Kolbe, que morreu em 14 de agosto de 1941, após duas semanas de isolamento no bunker da fome. (Foto: Divulgação)
"Duas Coroas" descreve a vida e a morte de padre Kolbe, que morreu em 14 de agosto de 1941, após duas semanas de isolamento no bunker da fome. (Foto: Divulgação)

No contexto da Segunda Guerra Mundial, com a invasão da Polônia pela Alemanha como plano de fundo. Um filme polonês conta a história de uma das milhares de vítimas do holocausto: do padre e santo, Maximiliano Kolbe. Apesar do documentário ter estreia prevista apenas para o dia 28, o longa será exibido hoje, de graça, na UCDB.

"Duas Coroas" descreve a vida e a morte de padre Kolbe, que morreu em 14 de agosto de 1941, após duas semanas de isolamento no bunker da fome, castigo que se ofereceu em receber para salvar a vida de um pai de família. O nome do homem salvo pelo santo era Franciszek Gajowniczek, católico, nascido no vilarejo polonês de Strachomin e que morava em Varsóvia desde 1921. Tinha mulher e dois filhos e, como soldado, defendera o seu país durante a invasão nazista de setembro de 1939.

Capturado, Gajowniczek foi escolhido ao mero acaso para ser executado após a fuga de outro prisioneiro. Seu desespero ao pensar no futuro da família foi ouvido pelo padre polonês, que livremente se ofereceu para trocar de lugar com aquele homem. Foi solto depois de quase seis anos, recebendo a notícia de que seus filhos haviam morrido durante um bombardeio soviético sobre a Polônia, pouco tempo antes da sua libertação.

Ainda consternado pelo fato, Gajowniczek decidiu se dedicar a testemunhar e divulgar o que lhe havia acontecido, de um homem dar a vida em seu lugar. Franciszek Gajowniczek foi convidado pelo Papa Paulo VI ao Vaticano por ocasião da beatificação de Maximiliano Kolbe em outubro de 1971 e, em 10 de outubro de 1982 também esteve presente na cerimônia de canonização do santo polonês. 

A ideia do filme começou a partir da visita do Papa Francisco, em 2016, ao campo de concentração de Auschwitz, na Polônia. Um intenso trabalho de pesquisa foi realizado para expor o contexto histórico e, sobretudo, retratar com fidelidade a forma como Maximiliano viveu e como cumpriu sua missão mesmo diante de tantas dificuldades.

O roteiro de Duas Coroas é permeado por testemunhos de pessoas que conheceram São Maximiliano e pesquisadores de sua biografia. As filmagens foram feitas na Polônia, no Japão, e também na Itália. Já o trabalho de tradução e dublagem para o português foi realizado pela Render Brasil Produções, aqui de Campo Grande. Diretora da Render, Tânia Sozza, está confiante na boa audiência entre os brasileiros. “O público brasileiro é muito apegado à religião e à história de mártires cristãos, Duas Coroas é um filme sobre esperança, sobre perseverança, lições que São Maximiliano Kolbe mostra através de sua vida”, diz Tânia.

Como divulgação do filme, Duas Coroas será exibido hoje, às 19h no Anfiteatro do Bloco A da UCDB, e conta com a presença da presidente internacional da Milícia da Imaculada, Angela Morais, assim como os freis da Ordem dos Frades Menores Conventuais, a mesma de Maximiliano Kolbe.

A UCDB fica na Avenida Tamandaré, 6.000. 

Nos siga no Google Notícias