ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Artes

Em dia especial, bióloga de MS vira personagem da Turma da Mônica

Hoje é celebrado o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência e Neiva Guedes ganhou um card de Mauricio de Sousa

Thailla Torres | 11/02/2020 16:10
Ilustração feita por a Mauricio de Sousa Produções no  projeto Donas da Rua da Ciência. (Divulgação)
Ilustração feita por a Mauricio de Sousa Produções no projeto Donas da Rua da Ciência. (Divulgação)

A bióloga, pesquisadora e professora de Mato Grosso do Sul Neiva Guedes acordou com uma surpresa nesta terça-feira (11). Ela virou personagem da Turma da Mônica em homenagem da Maurício de Sousa Produções no Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência, celebrado hoje.

“Fiquei muito feliz. Eles fazem parte da minha adolescência”, disse Neiva ao Lado B. “Esse dia especial criado é importante e me sinto honrada por estar levantando essa bandeira para futuras cidadãs cientistas. Vejo que nós temos um talento imenso e não somos incentivadas ou reconhecidas”, completa.

A imagem faz parte do projeto Donas da Rua da Ciência, criado para resgatar a trajetória de pesquisadoras e cientistas de destaque. Marie Curie, Ada Lovelace, Bertha Lutz, Katherine Johnson e Katie Bouman são algumas cientistas que já foram homenageadas pelo projeto. A sul-mato-grossense criou projeto que ajuda a tirar a arara azul, um dos símbolos do Pantanal, da lista de animais em extinção.

Neiva é natural de Ponta Porã, mestre em Ciências Florestais e doutora em Zoologia. Ela é pesquisadora e professora do mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp e presidente do Instituto Arara Azul que existe há 30 anos. 

Com a produção de ninhos artificiais, manejo de ovos e filhotes, Neiva garantiu envolvimento da população e divulgou a importância de manter as araras livres na natureza. Desta forma, conseguiu que esses animais voltassem a ser comuns em várias regiões do Pantanal e do Estado.

Segundo entrevista da diretora executiva da Maurício de Souza Produções, Mônica Sousa, à revista Galileu, “é necessário trazer visibilidade para ações que tragam benefícios, não apenas locais, mas para a humanidade”, afirmou. “É com muito orgulho que homenageamos a pesquisadora que segue na linha de frente lutando pela conservação do nosso meio ambiente. Enaltecer o papel das mulheres no campo da ciência é muito importante para inspirar meninas e mulheres que são apaixonadas pela área”, completa a diretora.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563 (chame agora mesmo).

Neiva é natural de Ponta Porã, mestre em Ciências Florestais e doutora em Zoologia.
Neiva é natural de Ponta Porã, mestre em Ciências Florestais e doutora em Zoologia.
Nos siga no Google Notícias