ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Artes

Ensinando arte desde a década de 70, Aline Figueiredo dá curso de graça

Paula Maciulevicius | 13/05/2017 08:05
Ensinando desde a década de 70, serão mais de 3 mil imagens de exemplo sobre o que Aline mais gosta de falar.
Ensinando desde a década de 70, serão mais de 3 mil imagens de exemplo sobre o que Aline mais gosta de falar.

Da pré-história à atualidade. Crítica de arte, Aline Figueiredo vai dar um curso de história de segunda-feira até o próximo sábado, de graça, em Campo Grande. Ensinando desde a década de 70, serão mais de 3 mil imagens de exemplo sobre o que Aline mais gosta de falar.

"Vai ter conhecimento de história, geografia, filosofia, antropologia. Porque a arte não é apenas uma ilustração, a história da arte é uma expressão", explica a crítica que hoje está com 71 anos.

Considerando que todos devem ter este conhecimento, o curso vai abordar arquitetura, pintura e desenho. "É muito visual e com agilidade. Não é aquele negócio de ficar parada, falando de teoria. É um conhecimento dinâmico", frisa. 

Com a duração de 20h, também será emitido certificado. O curso é direcionado para professores, estudantes e profissionais das áreas de artes, jornalismo, arquitetura, história, comunicação, sociologia, antropologia, designer, letras e profissionais de teatro e artes visuais —e interessados em geral.

Aline Figueiredo é um dos nomes de maior peso da arte sul e mato-grossense. Crítica de arte membra da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte), além de escritora premiada nacionalmente, Aline também é formada em direito e foi responsável pela criação do Museu de Arte e de Cultura Popular de Mato Grosso, junto com o artista plástico Humberto Espíndola. Foi também ela que implantou a Fundação Cultural de Mato Grosso, e atua como assessora de artes plásticas, cria e desenvolve o Ateliê Livre, o Salão Jovem Arte Mato-Grossense e a Pinacoteca Estadual de Mato Grosso.

Programação 
O cronograma do curso compreende Pré-História ao Gótico; O Renascimento e os Desdobramentos do Classicismo; O Século XIX: A Revolução permanente em busca de novos padrões; Arte Contemporânea e seus desdobramentos experimentais na segunda metade do século XX; Panorama da Arte Brasileira; Panorama da Arte Mato-Grossense e Sul-Mato-Grossense, abrangendo noções sobre o aparecimento da arte mato-grossense e sul-mato-grossense na cena brasileira, a força da pintura cabocla, os principais artistas ao longo de mais de quarenta anos de descentralização da arte brasileira.
Perfil

Além de Campo Grande, Ponta Porã e Dourados também recebem o cursoAs inscrições podem ser feitas diretamente com a organizadora das oficinas, Dalila Saldanha, através do seguinte endereço de email: http://quiquihoproducoes@gmail.com. As vagas são limitadas.

Ponta Porã
Anfiteatro Isaac Borges Capilé
Câmara Municipal de Ponta Porã
Av. Brasil, 3470/Centro, Ponta Porã MS - 79900-000
De 17 a 22 de abril 2017
Horários: 19:30 às 22h de segunda a sexta-feira | 9:30 às 11:30 h sábado

Dourados
Studio Blanche Torres
Rua Olinda Pires de Almeida, 1695 | Vila Progresso | Dourados
24 a 29 de abril 2017
Horários: 20:30 às 22:30 de segunda a sexta | 9:30 ás 11:30 sábado

Campo Grande
Anfiteatro da Escola Estadual “Maria Constança de Barros”
R. Mal. Candido Mariano Rondon, 451 — Amambaí
Telefone: (67) 3314-1239
De 15 a 20 de maio/17
Das 19:30 às 22h.

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias