ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SÁBADO  16    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Escritora volta ao assentamento onde cresceu com projeto sobre igualdade

Por Thailla Torres | 16/08/2025 09:21
Escritora volta ao assentamento onde cresceu com projeto sobre igualdade
A atividade faz parte do projeto “Ela é…” e será alusiva ao Agosto Lilás, campanha que reforça o enfrentamento à violência contra a mulher

A escritora e educadora sul-mato-grossense Eva Vilma retorna no dia 21 de agosto ao Assentamento Capão Bonito I, em Sidrolândia, onde passou parte da infância, para realizar uma roda de conversa com alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Darcy Ribeiro.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Eva Vilma, escritora sul-mato-grossense, retorna ao Assentamento Capão Bonito I, em Sidrolândia, para discutir igualdade de gênero com alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro. A roda de conversa, parte do projeto "Ela é...", integra a campanha Agosto Lilás e abordará estereótipos de gênero e empoderamento feminino a partir da leitura do livro homônimo da autora.O retorno de Eva ao local onde passou a infância possui significado especial. Além de Sidrolândia, o projeto prevê ações em escolas da periferia de Campo Grande e na sede da CUFA, com piqueniques literários e rodas de conversa, visando promover a reflexão sobre desigualdades de gênero desde cedo. O evento em Sidrolândia ocorre dia 21 de agosto, às 15h, na Escola Municipal Darcy Ribeiro, com entrada gratuita.

A atividade faz parte do projeto “Ela é…” e será alusiva ao Agosto Lilás, campanha que reforça o enfrentamento à violência contra a mulher. A proposta é discutir com as crianças temas como estereótipos de gênero, empoderamento feminino e o papel das mulheres nas narrativas sociais e literárias, a partir da leitura do livro Ela é…, escrito pela autora.

Para Eva, a iniciativa tem também um valor simbólico. “Voltar ao chão onde aprendi a escrever e conversar com as crianças que hoje estão lá é uma emoção difícil de descrever. É um reencontro com minha história, mas também uma forma de abrir espaço para novas narrativas, mais justas e igualitárias”, afirma.

Além de Sidrolândia, o projeto prevê ações em escolas da periferia de Campo Grande e na sede da Central Única das Favelas (CUFA). Nesses locais, estão programados piqueniques literários e rodas de conversa, sempre com o objetivo de promover reflexão sobre as desigualdades de gênero desde a infância.

Roda de conversa do projeto “Ela é... no chão de escrita” no dia 21 de agosto, às 15h, na Escola Municipal Darcy Ribeiro – Assentamento Capão Bonito I, Sidrolândia. O evento é gratuito.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.