ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Espetáculo de companhia mineira reúne peças curtas inspiradas em fatos recentes

Peças falam de um linchamento, um atropelamento, uma chacina policial e um movimento grevista.

Ângela Kempfer | 04/04/2018 08:08
Espetáculo reúne dança, musicalidade e manipulação de bonecos.(Foto: Divulgação)
Espetáculo reúne dança, musicalidade e manipulação de bonecos.(Foto: Divulgação)

De Minas Gerais, o Grupo Espanca traz a Campo Grande "Real: Teatro de Revista Política", espetáculo que reúne 4 peças de curta duração para falar do Brasil atual. Os textos são inspirados em fatos recentes e falam de um linchamento, um atropelamento, uma chacina policial e um movimento grevista.

Hoje, o grupo mineiro é um dos mais elogiados na dramaturgia contemporânea, por discutir a “violência das afetividades”.

O espetáculo reúne as peças Inquérito, O Todo e as Partes, Maré e Parada Serpentina. Cada uma dura cerca de 30 minutos, encenadas uma após a outra. A direção geral é assinada por Gustavo Bones, Marcelo Castro e Aline Vila Real.

As linguagens estéticas são bens diversas em cena. O processo de criação foi coletivo. A companhia enviou fatos políticos recentes para 5 dramaturgos e eles elaboraram os textos teatrais curtos.

Parada Serpentina, por exemplo, é recorre à dança para apresentar um grupo que se movimenta como corpos-lixo qie se amontoam e paralisam cidades maravilhosas.

O Todo e as Partes usa manipulação de bonecos. Um jovem é atropelado e tem um dos braços amputados. A lei diz que o homem culpado deve ceder um de seus membros à vítima como reparação. O braço arrancado torna-se o personagem central da trama.

Maré explora a musicalidade das falas dos personagens, que narram, sob diferentes pontos de vista, a vida na favela onde moram.

Inquérito tem pai e filhas que brincam de um jogo de perguntas e respostas enquanto tentam conviver com a morte violenta da mãe que assombra a todos constantemente.

Na estreia em São Paulo, em 2015, a peça foi apontada como um dos dez melhores espetáculos pelo Jornal Estadão. 

Endereço - O espetáculo será encenado em Campo Grande, na sede do Teatral Grupo de Risco, na Rua José Antônio, 2170, Vila Rosa Pires. São duas sessões programadas, hoje e amanhã, ambas às 19h. Os ingressos são super acessíveis,  custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Pela acessibilidade, as apresentações tem interpretação em libras e audiodescrição. 

Nos siga no Google Notícias