ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Exposição cheia de cores traz a força dos povos indígenas para galeria

Exposição traz a coleção “Yvypóry – Habitantes da Terra”, do artista plástico Ghva Mauricio

Thailla Torres | 13/08/2022 08:30
A mostra é reflexo de uma pesquisa realizada por Ghva há mais de 20 anos sobre comunidades indígenas e afro-brasileiras.
A mostra é reflexo de uma pesquisa realizada por Ghva há mais de 20 anos sobre comunidades indígenas e afro-brasileiras.

Começa na próxima quarta-feira (17) a terceira mostra entre os contemplados pelo Prêmio Ipê de Artes Visuais. O vernissage traz a coleção “Yvypóry – Habitantes da Terra”, do artista plástico Ghva Mauricio. A abertura está programada para às 19h, na Galeria de Vidro.

O público poderá apreciar 27 pinturas sobre tela que foram elaboradas entre 2020 e 2022. A mostra é reflexo de uma pesquisa realizada por Ghva há mais de 20 anos sobre comunidades indígenas e afro-brasileiras e traz no nome a língua guarani, uma das etnias que foram retratadas nos quadros. A cultura das tribos sul-mato-grossenses kadiwéu, chamacoco e terena também aparece nas obras, além de povos de outras regiões do País, como xavante, paiter suruí e ianomami.

Agregando a leitura às ciências humanas trabalhadas por Ghva, a cerimônia de inauguração contará com a presença da colaboradora histórica da causa indígena em Mato Grosso do Sul Yuri Lee Matsunaka, apresentando um texto de sua autoria; o evento terá ainda a participação do DJ Tamys e de Begét de Lucena.

Ghva foi um dos 21 vencedores do Prêmio Ipê de Artes Visuais.
Ghva foi um dos 21 vencedores do Prêmio Ipê de Artes Visuais.

Segundo o autor, seu objetivo com a coleção é enaltecer e valorizar a identidade, a força e a herança ancestral dos povos originários, símbolos de honra e resistência, além de remeter ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado no dia 9 de agosto. A exibição fica aberta aos campo-grandenses até o dia 31.

Ghva foi um dos 21 vencedores do Prêmio Ipê de Artes Visuais, que contemplou artistas que desenvolvem seus trabalhos em Mato Grosso do Sul e Campo Grande.

A exposição “Yvypóry – Habitantes da Terra” começa no dia 17 de agosto, às 19h, na Galeria de Vidro, localizada dentro da Plataforma Cultural. O endereço é Avenida Calógeras, 3.015. A entrada é gratuita.

Nos siga no Google Notícias