ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Artes

Falando sobre as diferenças, escritor consegue levar filosofia às crianças

A obra será lançada na próxima segunda (22), como destaque literário regional

Letícia Ávila | 19/03/2021 06:15
Livro está disponível on-line e em download para leitura (Foto: Reprodução/Facebook)
Livro está disponível on-line e em download para leitura (Foto: Reprodução/Facebook)

É possível criar um livro de filosofia pra criança? Foi pensando nessa pergunta que o escritor filósofo Henrique Komatsu escreveu o livro infantil “O Menino Macedônio”, com ilustração do artista visual Fábio Quill. Os autores lançarão o livro em Campo Grande na próxima segunda (22), tratando de temas sobre bullying, afeto, diferença e amizade.

A trama fala sobre Sasko, um menino que veio da Macedônia e encontra dificuldades em se encaixar em sua nova terra, sobretudo, com as outras crianças. No decorrer da história, um misto de emoções traz a expectativa da amizade, a necessidade do afeto e as razões que movem as pessoas no mundo.

O escritor Henrique Komatsu, natural de Pereira Barreto (SP), foi um dos finalistas do último prêmio Jabuti pelo livro de contos Ototo e hoje mora em Campo Grande. O artista visual Fábio Quill, natural de São Paulo, mora em Campo Grande há quatro anos e foi indicado ao prêmio HQMIX em 2020, por sua obra "Amálgama".

Fábio conta que procurou trazer as linguagens simbólicas para a ilustração do livro infantil, como uma forma de também instigar a filosofia para as crianças. As artes foram trabalhadas com a pintura da tinta acrílica e o desenho com grafite, para ajudar o leitor a visualizar a história.

Para quem ainda quer saber a resposta à pergunta de "se é possível criar um livro de filosofia para criança?", a resposta que Henrique encontrou na faculdade de Filosofia da UFPR foi simbólica e decisiva: não.

“Na época, chegamos à conclusão de que não seria possível, assim como não seria possível ensinar física quântica à crianças, pois isso depende de pressupostos e experiências”. Se não era possível ensinar filosofia para criança, Henrique teve a ideia de criar um livro que trouxesse a experiência refletida para a criança, para que, assim, ela possa navegar na filosofia posteriormente.

Henrique Komatsu é formado nos cursos de Filosofia e Direito (Foto: Arquivo Pessoal)
Henrique Komatsu é formado nos cursos de Filosofia e Direito (Foto: Arquivo Pessoal)
Fábio Quill é artista visual, ilustrador, muralista e arte-educador (Foto: Arquivo Pessoal)
Fábio Quill é artista visual, ilustrador, muralista e arte-educador (Foto: Arquivo Pessoal)

O livro, neste sentido, é um pequeno passo para as crianças e também para os adultos descobrirem a filosofia.

A obra é um projeto aprovado no Edital Morena Cultura e Cidadania, com recursos da Lei Aldir Blanc, com apoio da Prefeitura de Campo Grande e Governo Federal por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. "Como um projeto municipal, é interessante que a gente alcance não só leitores de Campo Grande, mas também de outros lugares”, ressalta o artista visual Fábio.

Sobre a importância do incentivo às obras regionais sul-mato-grossenses, como o projeto de Henrique e Fábio, Henrique reflete sobre a importância da identificação a partir da vivência da escritora e filósofa nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie:

“Em uma palestra, ela conta que quando era pequena e queria escrever livros infantis, escrevia sobre crianças que ficavam felizes quando o sol saía. E aí, ela refletiu que escrevia sobre isso porque eram assim as histórias que ela lia quando era criança. Eram histórias europeias, de crianças que, quando chegavam o verão, ficavam felizes. Na Nigéria, tem sol o tempo inteiro. Então é daí a diferença que percebo em você escrever livros e ler livros regionais. Não se trata de uma escrita regional, mas de passar uma proximidade e um nível de identificação”, finaliza Henrique.

Obra também estará disponível em videobook (Foto: Reprodução/Facebook)
Obra também estará disponível em videobook (Foto: Reprodução/Facebook)

"O Pequeno Macedônio" está disponível pelo site oficial, tanto para leitura on-line quanto para download. Além disso, a história ganhará também uma versão animada que será disponibilizada no dia 22, no formato de videobook. A narração fica por conta dos contadores de história Elaine Guarani e Augusto Figliaggi.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias