ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Filme indicado ao Oscar abre Cine Sesc de abril sobre a cultura indígena

Exibições acontecem às quartas e sextas-feiras em sessões às 15 h e 19 h, ingressos são distribuídos uma hora antes.

Kimberly Teodoro | 04/04/2019 08:18
Cine sesc de abril traz narrativas indígenas até dia 26 (Foto: Divulgação/ O abraço da Serpente)
Cine sesc de abril traz narrativas indígenas até dia 26 (Foto: Divulgação/ O abraço da Serpente)

Indicado para o Oscar como melhor filme estrangeiro, “O abraço da serpente” abre a programação do Cine Sesc, que este mês traz uma seleção de longas e curtas que contam a história dos povos indígenas. A abertura aconteceu ontem (3), mas as sessões seguem regularmente todas as quartas e sextas-feiras em dois horários: às 15h e às 19h, até o dia 26 de abril. Os ingressos são gratuitos, mas é necessário chegar com antecedência para garantir a entrada.

Em cartaz até o dia 5, “O abraço da Serpente” é um longa colombiano dirigido por Ciro Guerra com cenas na Argentina, Colômbia e Venezuela. A história narra a saga de 40 anos do último sobrevivente de uma tribo em busca de uma rara planta medicinal, ao lado de dois exploradores. Confira o trailer abaixo.

Sábado (06/04) - Fugindo da temática, o especial "Filmes daqui" traz o longa de Givago Oliveira "T'amo na rodoviária", gravado em 2018 na região antiga rodoviária de Campo Grande, hoje conhecida como centro comercial Condomínio Terminal do Oeste. 

Quarta (10/04) e Sexta (12/04) - Dirigido por Vincent Carelli, o documentário "Martírio" narra a violência contra os povos indígenas na perspectiva da tribo Guarani Kaiowá e a trajetória de confrontos com latifundiários, pecuaristas e fazendeiros locais em busca de terras no aqui Centro-Oeste.

Quarta (17/04) e Sexta (19/04) - “A terceira Margem” do diretor Fabian Remy conta a história de Thini-á, é exilado de seu povo ainda na infância, mas retorna em busca de resposta e de seu lugar na tribo.

Quinta (18/04) - Em comemoração ao "Dia do Tiradentes", será exibido "Joaquim" em sessão especial do "Cine Sesc acessível", com audiodescriação às 15h. O longa conta a tragetória de Joaquim José da Silva Xavier, o dentista mineiro transformado no herói nacional que liderou a inconfidência mineira. 

Quarta (24/04) e Sexta (26/04) - O encerramento trará os curtas Waap de Renata Meirelles, David Reeks e Paula Mendonça. Cordilhera de Amora de Jamille Fortunato. Kuña Reko, de Ruy Sposati, Lauriene Seraguza e Célia Foster. Todos abordando a cultura, a preservação de costumes, a luta pela terra e a forma de viver das comunidades indígena. 

O projeto acontece no Sesc Cultura, na Avenida Afonso Pena, nº 2270.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

 

Nos siga no Google Notícias