ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 18º

Artes

Filme retrata desafios de mulheres indígenas que vivem na área urbana

Pré-estreia acontece nesta quinta-feira, às 19h30, na Aldeia Água Bonita

Por Clayton Neves | 25/06/2026 16:15
Filme retrata desafios de mulheres indígenas que vivem na área urbana
Mudança para a cidade não rompe os vínculos com a cultura de origem. (Foto: Coletivo de Mulheres Indígenas de Campo Grande)

O documentário “Kaguateka: Aquelas que Resistem”, que retrata a trajetória de mulheres indígenas que vivem entre a aldeia e a cidade, terá pré-estreia gratuita nesta quinta-feira (25), às 19h30, na Aldeia Urbana Água Bonita, em Campo Grande.

Dirigido por Gleycielli Nonato Guató, o filme acompanha histórias de mulheres que deixaram seus territórios de origem para viver em centros urbanos sem abrir mão da identidade indígena. A produção mostra como elas preservam tradições, línguas, danças e modos de vida mesmo diante dos desafios da cidade.

Uma das protagonistas é a indígena terena Mirian Marcos Tsibodowapré, da Terra Indígena Taunay Ipegue. Morando atualmente em Campo Grande, ela foi convidada para participar do projeto por ter vivido a experiência de transitar entre a aldeia e a vida urbana.

Segundo Mirian, o documentário ajuda a mostrar que a mudança para a cidade não rompe os vínculos com a cultura de origem.

“Mesmo na cidade não deixamos de ser indígenas, mantendo a nossa cultura, a nossa língua, a nossa dança, a nossa cosmovisão”, afirma.

Filha de uma família com forte atuação no movimento indígena, Mirian destaca que a obra também aborda os preconceitos enfrentados pelas mulheres indígenas. “Sofremos duas vezes mais o preconceito, por sermos mulheres e indígenas. Não é fácil, mas não é impossível”, diz.

Para ela, o filme funciona como um registro real das experiências vividas por mulheres indígenas em contexto urbano e pode aproximar o público dessa realidade.

A produção foi realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, em edital executado pela Prefeitura de Campo Grande.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.