ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, DOMINGO  20    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Folclore pantaneiro ganha vida em livro que valoriza tradições de MS

Narrativa mostra o Pé-de-Garrafa, figura conhecida no imaginário popular

Por Clayton Neves | 20/07/2025 08:22
Folclore pantaneiro ganha vida em livro que valoriza tradições de MS
Conteúdo foi inspirado no livro “Chão Batido”, da arte-educadora e pesquisadora Marlei Sigrist.

O folclore do Pantanal sul-mato-grossense ganhou uma nova roupagem em um livro digital Infantojuvenil” lançado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Su. Em linguagem leve e ilustrada,a obra apresenta a fauna e personagens míticos da região, como o misterioso Bicho-homem Pé-de-Garrafa, que, a princípio, assustava os animais, mas acabou se rendendo ao encanto de um bom baile pantaneiro.

A narrativa mostra que até a figura temida do imaginário popular têm seu lado sensível, e valoriza a amizade, respeito e a convivência. Com humor e afeto, os animais relembram como deixaram o medo de lado e acolheram o Pé-de-Garrafa, fortalecendo o vínculo com a cultura local. O conteúdo foi inspirado no livro “Chão Batido”, da arte-educadora e pesquisadora da cultura popular tradicional, Marlei Sigrist.

O texto é da jornalista Aline Kraemer, que explicou como elaborou a nova edição da coletânea.

Folclore pantaneiro ganha vida em livro que valoriza tradições de MS

“Desde que aprendi a importância de valorizar o folclore brasileiro, especialmente o regional, passei a ler para minhas crianças histórias de lendas e mitos como forma de cultivar nossas raízes e despertar o encantamento pela nossa cultura. A partir daí, surgiu a ideia. Valorizar o folclore regional é reconhecer a riqueza cultural e preservar as tradições locais, proteger um patrimônio imaterial de grande valor, como também reforçar as raízes que sustentam a identidade e, assim, promovemos um futuro respeitoso com as origens”, afirmou a jornalista.

Produzida pela Escola do Legislativo, a publicação é gratuita e está disponível em versão digital no site da Alems (clique aqui para acessar).

A história foi coloridamente ilustrada pela programadora visual Luciana Kawassaki, com participações especiais das filhas de Aline, Ana Beatriz, de 11 anos,  e Catarina, de 5.

Nos siga no Google Notícias