ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Fotografia noturna faz alunos saírem do automático em meio a natureza

Fotógrafo Valter Patrial descobriu o talento na noite e agora faz workshop para ensinar técnicas.

Alana Portela | 03/05/2019 07:45
Técnica de fotografia noturna usada em um passeio no Morro da Ernesto (Foto: Valter Patrial)
Técnica de fotografia noturna usada em um passeio no Morro da Ernesto (Foto: Valter Patrial)

O fotógrafo Valter Patrial ensina como aproveitar a luz que só a noite tem. Até sábado (4), sai a campo com alunos em Campo Grande no Workshop Fotografia Noturna. O curso teve início ontem (2), no Parque das Nações Indígenas e o primeiro passo foi entender a natureza e abandonar o modo automático do equipamento. 

Valter explica que não existe complicação no momento de fazer um registro. “Começa com o básico. Ajuste de câmeras, como trabalha com estabilização, como pode ganhar mais luz, modificar as cores porque durante o dia é fácil arrumar o balanço de branco, a noite não. Por ter menos luz, acaba tendo menos cores também. Mas não é difícil, é tão simples como qualquer outro tipo de fotografia”, disse.

Valter ensinando o aluno, Alexandre Brandes a fazer fotos (Foto: Paulo Francis)
Valter ensinando o aluno, Alexandre Brandes a fazer fotos (Foto: Paulo Francis)
O professor Valter fala sobre algumas técnicas que ensina no curso (Foto: Paulo Francis)
O professor Valter fala sobre algumas técnicas que ensina no curso (Foto: Paulo Francis)

No curso de três dias, Valter se dedica apenas a dois alunos. “Tenho que dar uma assistência maior, por isso a equipe é reduzida”, relata.

Sobre o investimento, o fotógrafo conta que qualquer câmera é boa. “Se é amadora ou profissional, depende do uso. Posso ter uma câmera compacta, que tenho o controle do modo de cena, do tempo de exposição, abertura, isso e vou usar para uma captura noturna. O que precisa é tentar fazer os ajustes necessários para conseguir capturar a imagem”, conta.

Para entrar no workshop de fotografia noturna com Valter, não precisa ter experiência. Basta ter vontade. “É necessária uma máquina DSLR ou uma Mirror”, disse. O profissional atua na área desde a época dos filmes fotográficos. “Sempre fotografei, nunca parei para falar que era fotógrafo. Nos grupos da família, pediam para eu ajudar. Acho que quando se acha o gênero fotográfico, aí a pessoa descobre se é ou não profissional”.

Sobre o curso, Valter explica que o primeiro dia é para saber o nível de conhecimento do aluno, em relação ao equipamento. “Aqui no parque fica em uma cena só, pra treinar e aperfeiçoar. Depois, vamos tentar noturno em um local onde não tem poluição luminosa. Já fotografei noturna de Patagonia até Noroega. Fiz aurora boreal, noturna no Chile, Bolívia, no pantanal, nordeste, sul”, recorda o professor.

O parque das Nações Indígenas foi escolhido para ser palco do primeiro dia de curso por ser um local tranquilo, onde os alunos podem estar em contato com a natureza. Além disso, o professor lembra dos trabalhos com expedições que fez na Patagonia. “Gosto de fazer no período do outono. Salar de Uyuni de agosto a setembro, pantanal faço uma vez por mês, na região do pantanal sul”, disse.

Gustavo Castelo realiza o workshop em parceria com Valter
Gustavo Castelo realiza o workshop em parceria com Valter

Gustavo Castelo do Rapel CG, realiza o evento em parceria com Valter e comenta sobre a proposta. “Aprendendo as funções da câmera nas fotografias noturnas, consegue-se aplicar nas fotos do dia a dia. Mexer com velocidade da câmera, iluminação pra não deixar a foto estourar. Une o útil ao agradável, o cliente faz o curso, vai para as aventuras, levam as máquinas para fotografar a natureza”, relata.

O curso é dinâmico justamente para fazer com que os participantes interajam. Nesta sexta-feira (3), o workshop ocorrerá a partir das 18h, no Morro da Ernesto. No último dia, o encontro será no mesmo horário, porém no Inferninho.

Alexandra aproveita a aula para aprender novas técnicas (Foto: Paulo Francis)
Alexandra aproveita a aula para aprender novas técnicas (Foto: Paulo Francis)
Valter ajuda Alexandre a entender como pode melhorar a qualidade dos registros  (Foto: Paulo Francis)
Valter ajuda Alexandre a entender como pode melhorar a qualidade dos registros (Foto: Paulo Francis)

Amador - O funcionário público estadual, Alexandre Brandes diz que gosta de fotografia e que já realizou cursos anteriormente. Contudo, sente a necessidade de aprender mais. “Fotografo há muitos anos. Agora, estou aprendendo alguns detalhes que a máquina no automático não mostra. Já tentei registrar a lua, estrelas. Tenho um grupo de amigos, viajamos para o Pantanal, onde não tem luz alguma. A noite para fotografar é ótima, e o objetivo é aprender aqui para utilizar nesses ambientes”, explica.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram

Confira mais fotos na galeria:

Confira a galeria de imagens:

  • Imagem registrada no primeiro dia de curso deste mês (Foto: Valter Patrial)
  • No Peru, o professor Valter também conseguiu usar sua técnica de fotografia noturna (Foto: Valter Patrial)
  • Mais uma técnica usada pelo profissional, mas desta vez na Bolívia (Foto: Valter Patrial)
Nos siga no Google Notícias