ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Artes

Funcionários da Santa Casa sobem ao palco para espetáculo nesta segunda-feira

Apresentação será nos dias 11,12 e 13 no a partir das 19h, no Auditório Carroceiro “Zé Bonito da Santa Casa. A entrada é gratuita.

Thailla Torres | 11/12/2017 09:30
Dirigido por Andréa Freire, a obra narra a jornada histórica da Santa Casa.
Dirigido por Andréa Freire, a obra narra a jornada histórica da Santa Casa.

Uma história de sonho, luta, morte e renascimento é tema do teatro documentário encenado por funcionários da Santa Casa de Campo Grande, que começa nesta segunda-feira (11), a partir das 19h, no Auditório Carroceiro “Zé Bonito” do hospital. A entrada é gratuita.

A obra é baseada no livro “Santa Casa – Patrimônio de Mato Grosso do Sul”, da escritora Vera Tylde de Castro Pinto, lançado em agosto. O elenco é composta por 11 funcionários que se reuniram, semanalmente, de abril a novembro deste ano, para ensaiar a peça.

Os encontros passaram por três etapas: uma oficina de criação teatral, que os inseriu no universo
das artes cênicas, afinal, muitos nunca tiveram o contato com o teatro. Também criação da dramaturgia, com pesquisa, entrevistas, improvisações a partir da vivência dos funcionários, além da montagem do espetáculo.

Dirigido por Andréa Freire e Conceição Leite, a obra narra a jornada histórica da Santa Casa, levando o público a uma viagem ao inicio do século passado, quando a cidade era o Arraiá de Santo Antônio de Campo Grande.

O fio condutor da encenação é a solidariedade, que impulsionou o nascimento do hospital e, até os dias de hoje, norteia a luta por sua sobrevivência. O povoado com 5 mil habitantes, sem nenhum hospital, num esforço solidário da comunidade, abrigava os enfermos em pensões e casas de família; os pioneiros da ideia e construção do hospital; o trabalho das Irmãs Salesianas que estiveram de 1920 a 1980 a frente de várias funções e atividades na instituição até a visita do cientista Albert Sabin que deixou mensagens no livro de ouro do hospital e disse que “ a Santa Casa era o hospital mais bonito do Brasil”.

As apresentações serão nos dias 11, 12 e 13 de dezembro a partir das 19h, no Auditório Carroceiro “Zé Bonito da Santa Casa. A entrada é gratuita.

Os ingressos devem ser retirados com 1h antecedência das sessões, no Departamento de Eventos da Santa Casa – próximo ao auditório. Não será permitida a entrada após o início do espetáculo.

O hospital fica na Rua Eduardo Santos Pereira, entre as ruas Rui Barbosa e 13 de Maio.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias