A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

11/12/2017 09:30

Funcionários da Santa Casa sobem ao palco para espetáculo nesta segunda-feira

Apresentação será nos dias 11,12 e 13 no a partir das 19h, no Auditório Carroceiro “Zé Bonito da Santa Casa. A entrada é gratuita.

Thailla Torres
Dirigido por Andréa Freire, a obra narra a jornada histórica da Santa Casa.Dirigido por Andréa Freire, a obra narra a jornada histórica da Santa Casa.

Uma história de sonho, luta, morte e renascimento é tema do teatro documentário encenado por funcionários da Santa Casa de Campo Grande, que começa nesta segunda-feira (11), a partir das 19h, no Auditório Carroceiro “Zé Bonito” do hospital. A entrada é gratuita.

A obra é baseada no livro “Santa Casa – Patrimônio de Mato Grosso do Sul”, da escritora Vera Tylde de Castro Pinto, lançado em agosto. O elenco é composta por 11 funcionários que se reuniram, semanalmente, de abril a novembro deste ano, para ensaiar a peça.

Os encontros passaram por três etapas: uma oficina de criação teatral, que os inseriu no universo
das artes cênicas, afinal, muitos nunca tiveram o contato com o teatro. Também criação da dramaturgia, com pesquisa, entrevistas, improvisações a partir da vivência dos funcionários, além da montagem do espetáculo.

Dirigido por Andréa Freire e Conceição Leite, a obra narra a jornada histórica da Santa Casa, levando o público a uma viagem ao inicio do século passado, quando a cidade era o Arraiá de Santo Antônio de Campo Grande.

O fio condutor da encenação é a solidariedade, que impulsionou o nascimento do hospital e, até os dias de hoje, norteia a luta por sua sobrevivência. O povoado com 5 mil habitantes, sem nenhum hospital, num esforço solidário da comunidade, abrigava os enfermos em pensões e casas de família; os pioneiros da ideia e construção do hospital; o trabalho das Irmãs Salesianas que estiveram de 1920 a 1980 a frente de várias funções e atividades na instituição até a visita do cientista Albert Sabin que deixou mensagens no livro de ouro do hospital e disse que “ a Santa Casa era o hospital mais bonito do Brasil”.

As apresentações serão nos dias 11, 12 e 13 de dezembro a partir das 19h, no Auditório Carroceiro “Zé Bonito da Santa Casa. A entrada é gratuita.

Os ingressos devem ser retirados com 1h antecedência das sessões, no Departamento de Eventos da Santa Casa – próximo ao auditório. Não será permitida a entrada após o início do espetáculo.

O hospital fica na Rua Eduardo Santos Pereira, entre as ruas Rui Barbosa e 13 de Maio.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

 



imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.