ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Artes

Há 45 anos tocando na noite, o engraxate que virou artista comemora com amigos

Anny Malagolini | 26/10/2013 07:12
Músico completa em 2013, 45 anos de carreira.
Músico completa em 2013, 45 anos de carreira.

Na noite campo-grandense, lá se vão 45 anos de carreira. Figura conhecida nos bares da cidade, o cantor Simona  persiste na boêmia do samba. O pai tocava viola de cocho e cantava músicas do folclore cuiabano. A mãe também o acompanhava no canto, no reco-reco e no ganzá. Foi assim, desde pequeno, a música alimentando o sonho. É uma vida dedicada à cultura em Campo Grande que vale ser contada, até como reconhecimento.

De Cuiabá, o cantor veio com a família para morar em Terenos. Ali, foi até engraxate. No ofício, diz que fazia dos sapatos dos clientes uma experiência musical, ao passar a flanela no ritmo de samba. E profecias como “você ainda vai ser um cantor famoso” ditaram o futuro.

Ele conta que também fazia a limpeza da única sala de cinema da cidade, de graça. “Queria poder ouvir as músicas que iniciavam os filmes e não tinha dinheiro para pagar”, lembra.

O músico em registro se chama Manoel Sotero de Oliveira , mas ganhou o apelido de Simona, uma singela homenagem de quem o ouviu cantar e logo registrava traços artísticos, como voz e tom, semelhantes aos do músico “Simonal”. “Nunca imitei ele, mas sou fã confesso e não me reconheço por outro nome”, comenta.

Nos anos 80, Simona foi se aventurar no Rio de Janeiro, e abriu shows de Beto Guedes e Belchior e chegou a dividir o palco com artistas consagrados da música brasileira, como Zé Ramalho, Moraes Moreira e Fagner.

A estrada, que foi cheia de boas surpresas, em conjunto com grandes nomes sentiu falta de uma produção própria, e em 2005, ele lançou seu primeiro e único CD da carreira. As músicas estão disponíveis aqui.

Para comemorar a carreira, no dia 10 de novembro, o músico de 63 anos vai promover um churrasco. Com patrocínio dos "Amigos do Simona", ele quer comemorar cantando.

A festa será na Loja Maçônica da rua Raineri Mazilli, nº 500, no bairro Santo Amaro. Os ingressos custam R$ 20,00 e estão a venda na loja Sabor de Morango e Massato Tur. Para ter mais informações sobre o evento acesse o link aqui.

Nos siga no Google Notícias