ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Artes

Maracangalha comemora 11 anos, com arte nas ruas de Campo Grande

A programação é gratuita e vai até o dia 16 de junho pelas ruas da cidade

Thailla Torres | 12/06/2018 08:04
São 11 anos de teatro e luta para manter a arte nas ruas. (Foto: Vaca Azul)
São 11 anos de teatro e luta para manter a arte nas ruas. (Foto: Vaca Azul)

Nesta semana, o Teatro Imaginário Maracangalha celebra 11 anos de cultura a céu aberto. Para comemorar o tempo de atuação do grupo que leva no repertório a questão indígena, a luta pela igualdade e acredita em um teatro que rompe barreiras, haverá uma série de apresentações gratuitas durante a semana pelas ruas da cidade

A companhia de teatro iniciou os trabalhos em Campo Grande no ano de 2006, desenvolvendo ações de arte pública e pesquisando o teatro de rua, com cortejos e intervenções urbanas frequentes. "Pra gente é um orgulho, porque são anos de pesquisa intensa, independente de editais, para uma arte democrática que seja acessível para todas as pessoas", diz o diretor Fernando Cruz.

Pelo tempo de início é possível calcular que neste ano, na verdade, o grupo faz 12 anos. Mas devido ao atraso do pagamento para que este projeto fosse levado às ruas, no ano passado, somente agora o grupo conseguiu fazer a comemoração de 11 anos.

Ao longo desse tempo, a companhia decolou para os festivais mais importantes do País, principalmente, após ter ganhado o prêmio Petrobras. Paralelamente, o grupo tem atividades que se consagraram, em Campo Grande, como o Seminário Arena Aberta com cerca de quatro edições por ano, estabelecendo um diálogo sobre arte, política pública, dança, teatro e gastronomia. Há 7 anos o grupo também realiza o Sarobá, evento realizado com a ocupação de espaços públicos na cidade.

Apesar de muita comemoração, a companhia não esconde os desafios para garantir a arte de rua em Campo Grande. "Nos últimos anos tivemos uma repressão policial muito forte em cima da arte de rua, em todas as linguagens. A burocracia de um decreto, onde a Prefeitura exige documentos e até taxa para ocupação dos espaços públicos, também é um fator que dificulta. Mas o nosso desafio é conquistar estes espaços para manifestação cultural, política e artística", finaliza. 

Programação - As apresentações inciaram no domingo e hoje o repertório continua com o espetáculo “Tekoha - ritual de vida e morte do deus pequeno” no Sarau na Larica's na Orla Ferroviária, às 20h, em frente a Morada dos Baís. 

Amanhã haverá intervenções “Cabeça de papelão no calçadão da Rua Barão do Rio Branco, ao meio dia, e “Operário em construção na Praça Ari Coelho, às 17h.

Na quinta-feira é a vez da obra mais conhecida do grupo “Areôtorare – o verbo negro e Bororó do índio profeta” na feira livre da Orla Morena, às 20h.

Sexta-feira tem intervenção “Ferro em Brasa” na praça Ary Coelho, ao meio dia. 

No sábado é a vez do "Seminário Arena Aberta - A rua que te pariu" na sete do Teatro Imaginário Maracangalha, na Rua Nicolau Fragelli, 86, Bairro Amambaí, às 15h. 

A comemoração encerra, às 20h, no bar Bola 7 com o "Rendevu buteco que te pariu", levando performance, happening, poesia e música.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias