ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Nas mãos de Ethel, sonhos de Mauro ganharam o mundo depois da morte

Sonhos viraram livro, com narrativa que surgia na mente do empresário enquanto ele dormia

Aletheya Alves | 13/08/2022 07:20
Ethel Garcia de Avila Ruiz finalizou livro que nasceu nos sonhos do marido. (Foto: Paulo Francis)
Ethel Garcia de Avila Ruiz finalizou livro que nasceu nos sonhos do marido. (Foto: Paulo Francis)

“Meu marido acordou uma noite com uma frase na cabeça: aquele momento em que os olhos se cruzaram e dois mundos se encontraram”. Foi assim que, antes de falecer, Mauro Ruiz Franco começou a escrever ao lado da esposa, Ethel Garcia de Avila Ruiz, uma história a partir de seus sonhos. Agora, o texto construído durante as noites ganhou vida e se tornou livro.

Em 2019, o mesmo ano em que Mauro se foi, a narrativa intitulada “As viagens de Alice em busca do conhecimento” teve início. Como Ethel relembra, o processo foi lento e especial, já que cada detalhe, poesia e diálogos surgiam enquanto o marido dormia.

Se passando na França, em uma viagem de caravela, a história é cheia de pensamentos sobre a vida, amor, amizade e o modo de lidar com as dificuldades. Ethel conta que Mauro não era escritor, mas que as narrativas fizeram sentido quando ele começou a explicar sobre como eram os sonhos.

“A ligação entre ele e meu pai sempre foi muito forte, então ele contou que no sonho meu pai era um ancião e ele é quem falava as mensagens. Por isso acreditamos que a história foi, de algum modo, passada pelo meu pai nos sonhos”, diz Ethel

Ethel, Mauro e Gênis foram imaginados como personagens. (Foto: Arquivo pessoal)
Ethel, Mauro e Gênis foram imaginados como personagens. (Foto: Arquivo pessoal)

Como em episódios, Mauro sonhou com três personagens viajando pela costa francesa e, ao contar para a esposa, os dois decidiram digitalizar tudo. “Primeiro ele escreveu em um papel e depois continuou sonhando com as três pessoas. Eu adolescente, um ancião e um aprendiz. Ele aparecia como se fosse um pirata e meu pai como o ancião”.

Durante o processo, o marido de Ethel sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e, mesmo assim, conseguiram seguir escrevendo. “Ele foi se recuperando e continuamos esperando pelos sonhos, mas no fim de 2019 ele faleceu e eu tive que concluir o texto”.

Ethel detalha que a maior parte do texto já havia sido deixada por Mauro, assim como a ideia geral do enredo. Por isso, ela até pensou em publicar o livro daquele modo, mas recebeu conselhos para que finalizasse.

“Fui escrevendo até finalizar e hoje vejo que é uma história muito bonita. Quando Mauro faleceu, eu sabia que precisaria terminar e que não poderia deixar tudo aquilo guardado. Hoje já terminei e estou arrecadando os valores para conseguir imprimir”, pontua Ethel.

Sobre a experiência de continuar o livro após perder o marido, a empresária conta que os dois eram muito amigos, por isso ela sentiu a necessidade de seguir com o trajeto. “Eu sabia que ele gostaria disso, então escrevi. O livro é cheio de mensagens lindas, poesias sobre a vida e amizade. Quero que as pessoas conheçam tudo isso”.

Livro já foi finalizado e Ethel está aguardando impressões. (Foto: Paulo Francis)
Livro já foi finalizado e Ethel está aguardando impressões. (Foto: Paulo Francis)

Já em relação à narrativa final, Ethel detalha que o livro se tornou um romance que reúne as mensagens que os dois sempre acreditaram. “Alice vai aprendendo de tudo um pouco em cada trecho da história. Envolve amor, amizade, escolhas na vida, enfim, muita coisa que mostra que precisamos melhorar na vida”.

Para adquirir o livro, que está em fase de pré-venda, Ethel conta que é necessário entrar em contato diretamente com ela através do número (67) 99289-4895.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias