ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Artes

No palco, o sapateado de "Embrujos de España" comemora os 25 anos do grupo

Paula Maciulevicius | 23/10/2013 07:08
Ao todo, 42 pessoas, entre bailarinos e músicos vão mostrar os encantos e a alegria de sapatear nos dias 31 de outubro e 1 de novembro. (Fotos: João Garrigó)
Ao todo, 42 pessoas, entre bailarinos e músicos vão mostrar os encantos e a alegria de sapatear nos dias 31 de outubro e 1 de novembro. (Fotos: João Garrigó)

Saias, babados, sapateado. O ritmo guiado pelas palmas e pelo cântico espanhol. Olhos que acompanham os passos e posição das mãos. Flores no cabelo, vermelho nos lábios, expressão no rosto e dança flamenca na alma. E este é só o ensaio para o espetáculo “Embrujos de España 25 anos”, em comemoração ao aniversário da companhia que carrega os feitiços da Espanha em Mato Grosso do Sul.

Ao todo, 42 pessoas, entre bailarinos e músicos vão mostrar os encantos e a alegria de sapatear, bailar, sentir e expressar o corpo e a alma. O elenco tem que já foi, quem sempre esteve e quem entrou há pouco, mas já faz a história. As apresentações serão nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, às 21h, no Teatro Glauce Rocha.

O espetáculo, além de comemorar os 25 anos do grupo, marca os últimos meses de formação. Com incentivo do Fundo de Cultura, bailarinos de fora vieram profissionalizar ainda mais o vermelho que se apresenta nos salões sul-mato-grossenses.

A diretora artística do Embrujos e bisneta de espanhóis, Maria Helena Pettengill, explica que a apresentação está focada no que ela mais se preocupa. Na formação da dança Flamenca para as próximas gerações.

O espetáculo, além de comemorar os 25 anos do grupo, marca os últimos meses de formação.
O espetáculo, além de comemorar os 25 anos do grupo, marca os últimos meses de formação.
Serão 18 quadros compondo 1h30 de show, entre danças e apresentação de vídeos da carreira.
Serão 18 quadros compondo 1h30 de show, entre danças e apresentação de vídeos da carreira.

“Tem gente que dança há 17, 18 anos, outros começaram agora. Vai ter um pouco de tudo, mas vai ser um espetáculo repleto de emoção e bem dizendo o que significa Embrujos, que são os feitiços, a magia dos leques, da castanhola, o próprio estilo da mulher”, revela.

Entre os artistas convidados estão Anderson Alves, Jeferson de Lima, Miska Thomé e Fabio Faria.

Em 25 anos de dedicação à dança e ao grupo, Maria Helena não tem outra definição se não dizer “minha vida desenvolveu em torno disto, da linguagem e da cultura espanhola”.

A realização como mãe estará no palco. A filha, Nathalia Pettengill, de 15 anos, faz parte do espetáculo. “Eu, na verdade, danço desde a barriga da minha mãe, mas profissionalmente no grupo, há dois anos. A dança Flamenca para mim é onde eu posso me expressar melhor, tenho mais liberdade”, define a jovem bailarina.

Serão 18 quadros compondo 1h30 de show, entre danças e também apresentação de vídeos e fotos da carreira nos palcos.

Uma das mais antigas bailarinas, a farmacêutica, Sorandra Espíndola Moraes, de 29 anos, começou cedo. Os primeiros sapateados no Flamenco foram aos 9 anos. “Nossa, é difícil falar o que é a dança para mim, é alma, é corpo, expressão, é tudo isso junto, é amor”.

Os ingressos para o espetáculo devem ser trocados na AACC (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer) por 2 quilos de alimentos não perecíveis (com exceção do sal).

Flamenco – A dança é uma arte popular que surgiu no século XVI, na Espanha. Reconhecida em todo o mundo pelo ritmo marcado pelo sapateado e pela força de expressão em cada gesto, aqui em Campo Grande, é dada a ela a continuidade pelo grupo Embrujos de España, criado em 1988 pelo Centro Beneficente Espanhol.

Formado por membros da colônia espanhola, Embrujos sempre teve a missão nas palmas das mãos, de viva as tradições populares espanholas através da dança. A primeira coreografia do grupo, foi montada pela bailarina argentina “La Morita”, que batizou o grupo com o nome “Embrujos de España” que significa “feitiço de Espanha”.

Nos siga no Google Notícias