ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Para encher o teatro, Sesc abre mão de bilheteria de hoje até o fim de 2014

Paula Maciulevicius | 04/10/2013 06:27
Nos dias 1 a 3 de novembro, entra em cena "As Escravas do Amor", de Nelson Rodrigues, com a companhia Fodidos e Privilegiados.
Nos dias 1 a 3 de novembro, entra em cena "As Escravas do Amor", de Nelson Rodrigues, com a companhia Fodidos e Privilegiados.

Agora nem a falta de dinheiro justifica as cadeiras vazias. As apresentações de dança, teatro e música trazidas por projetos do Sesc, produções de altíssimo nível, passam a ser de graça. Antes com preços considerados irrisórios, se pagava no máximo R$ 20 pelo ingresso, de hoje até o final de 2014, todos os espetáculos estão de portas abertas só esperando as palmas do público. A entrada franca é mais um estímulo para o campo-grandense aderir à cultura.

A gratuidade começa com o mestre do teatro infantil em cena, Ilo Krugli, da companhia Ventoforte, que subiu ao palco ontem e hoje apresenta o espetáculo “As 4 Chaves”, às 18h30, no Teatro Prosa do Sesc Horto. A peça é animada com música ao vivo e cirandas. Interativa, leva o público a descobrir os desejos dos personagens, a construí-los e viajar o mundo para reencontrá-los. Uma aventura poética que assume características de uma brincadeira de rua. Em cena, cada figura realiza um desejo atendido pelos atores e pelo público, criando objetos e transformando o espetáculo numa festa, até o momento em que os desejos são roubados e trancados em um baú, a quatro chaves. Neste momento, começa uma viagem mágica em busca das chaves, vasculhando o centro da terra, a fronteira da noite e do dia, o fundo do mar e as nuvens do céu, até as chaves.

O Lado B vestiu a camisa na luta para encher o teatro. As melhores produções do cenário cultural brasileiro que a Capital já recebeu foram justamente trazidas por projetos como o Palco Giratório, Concertos Sesc e Sesc encena, Batuques e Tambores, entre outros. Nas cadeiras, um público que dava para contar nos dedos. Em agosto, por exemplo, na apresentação do grupo “Raízes do Bolão”, espetáculo que já está na quinta geração e leva a cultura da comunidade quilombola que saiu do Amapá, a estreia só ficou lotada porque alunos de cursos do Sesc Horto foram "convocados" para o espetáculo.

O assessor de cultura do Sesc, Francisco de Araújo, explica que a iniciativa de abrir mão da bilheteria é um estímulo a mais diante de um público que já não tem muito o hábito de frequentar espaços de cultura. "Quando frequentam, é de apelo mais popular, geralmente gratuitos, em parques, praças. Então o Sesc adotou essa política de democratizar o conhecimento, para que mais pessoas possam ir ao teatro".

O espetáculo que abre as entradas francas é do grupo Ventoforte, "As 4 Chaves", dirigido por Ilu Krugli. (Foto: Roberto Skora)
O espetáculo que abre as entradas francas é do grupo Ventoforte, "As 4 Chaves", dirigido por Ilu Krugli. (Foto: Roberto Skora)

Programação - Os espetáculos dos projetos para este ano já terminam no fim de novembro. Nos dias 1 a 3 de novembro, entra em cena "As Escravas do Amor", de Nelson Rodrigues, com a companhia Fodidos e Privilegiados, de onde saíram atores globais como Guta Stresser e Cláudia Abreu e que no elenco traz Sérgio Marone entre grandes nomes.

A peça que encerra o Palco Giratório, Amor Confesso, da Companhia Falácia, do Rio de Janeiro, que será apresentado em Dourados e em Campo Grande, nos dias 9 e 12 de novembro. Comédia, em cena são dois atores duas cadeiras, oito contos e uma questão: casar ou não casar?

Dezembro é o mês reservado para apresentações de dança e artes do próprio Sesc, de encerramento das atividades. Os espetáculos retornam na segunda quinzena de janeiro e 2014 chega com 19 propostas para o Palco Giratório, projeto que inclui a apresentação das peças e oficina com a direção e o elenco. Quem traz os eventos já fez sua parte, agora falta a nossa, como público. É um apelo que a cultura faz: vamos ao teatro?

Nos siga no Google Notícias