ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Para festejar 14 anos fazendo arte, Fulano Di Tal organiza mostra cultural

Evento com teatro e dança começa hoje e vai até domingo na sede do Teatral Grupo de Risco

Lucas Arruda | 22/11/2017 09:57
Espetáculo "Ópera do Malandro" será apresentado no fim de semana (Foto: Helton Perez)
Espetáculo "Ópera do Malandro" será apresentado no fim de semana (Foto: Helton Perez)

Com o espetáculo “Os Corcundas”, do Circo do Mato, o grupo de teatro Fulano Di Tal inicia hoje sua 4ª Mostra Cultural. O evento segue até domingo, com cinco espetáculos, sempre às 19h30, na sede do Teatral Grupo de Risco, no Jardim dos Estados. A entrada para os espetáculos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia ou antecipada).

Ontem (21), o grupo realizou o exercício cênico “A Luz da Lápide”, só para pessoas convidadas. Após a apresentação o grupo pediu sugestões para o público presente, tanto de leigos, quanto de atores e diretores de teatros. “É um estudo que estamos fazendo, queremos construir o espetáculo junto com as pessoas que fazem parte do nosso público, para ser algo que seja interessante para todo mundo”, explica o diretor do grupo, Marcelo Leite.

Amanhã (23), será a estreia do espetáculo de dança “Antinércia”, do Coletivo Usina, com a proposta de alertar sobre um dos piores males que atinge as pessoas do século que vivemos, a depressão. Na sexta (24), será apresentado o espetáculo de dança “Rosário, a Salvador”, onde é possível acompanhar a figura da mulher sertaneja, mãe guerreira e sobrevivente.

Encerrando a mostra, no sábado (25) e domingo (26), é a vez da peça “Ópera do Malandro”, clássico do teatro brasileiro de Chico Buarque, ambientado na Lapa, bairro boêmio do Rio de Janeiro, dos anos 40, tendo como pano de fundo a legalidade do jogo do bicho, a prostituição e o contrabando.

“Este texto é algo atemporal, já que também discute questões trabalhistas, algo bastante em alta hoje em dia”, afirma Marcelo. A peça foi adaptada, já que a original tem quase 3h de duração, 24 personagens e músicas com instrumentistas. No palco do TGR ela terá 1h20 de duração, 8 personagens e as músicas serão cantadas à capela.

História

O Fulano Di Tal iniciou seus trabalhos como grupo de teatro em 2003. “Eu era professor de teatro numa escola, saí de lá e resolvi montar um grupo com ex-alunos meus e a cada ano montávamos espetáculos diferentes, quase sempre voltado à comédia”, conta o diretor.

Durante a participação em um festival veio a ideia do nome do grupo. “Tínhamos que preencher uma ficha de inscrição para participar e ainda não havia nome. Alguém sugeriu para colocar Fulano Di Tal, uma referência ao cotidiano. Depois disso resolvi deixar como nome oficial”, lembra.

Atualmente o grupo possui trabalhos mais consistentes, geralmente com comédias, e aprofunda os estudos em suas criações. Para Marcelo festivais como este são importantes para que as pessoas tenham acesso à cultura. “Com espetáculos de qualidade as pessoas podem discernir o que é arte, é uma for ma de educar, pois se não tiverem o conhecimento vão falar sobre o que não sabem, como aconteceu diversas vezes nos últimos tempos”, conclui.

Acompanhe o Lado B no Facebook e no Instagram.

Confira a programação da mostra:

Quarta-feira 19h30

Os Corcundas – Circo do Mato

Quinta-feira 19h30

Antinércia – Coletivo Usina

Sexta-feira 19h30

Rosário, a Salvador - Manolo Schittcowisck

Sábado 19h30

Ópera do Malandro - Fulano Di Tal

Domingo 19h30

Ópera do Malandro - Fulano Di Tal

Espetáculo "Os Corcundas" será apresentado hoje (Foto: Larissa Pulchério)
Espetáculo "Os Corcundas" será apresentado hoje (Foto: Larissa Pulchério)
Nos siga no Google Notícias