A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 28 de Maio de 2017

11/05/2013 07:05

Paulo Simões e Dino Rocha rodam o Centro-Oeste com projeto da cultura pantaneira

Anny Malagolini
O sanfoneiro Dino Rocha é um dos convidados do projeto PantanaisO sanfoneiro Dino Rocha é um dos convidados do projeto "Pantanais"

O som é do chamamé, da polca, do rasqueado e os movimentos apresentam o siriri e o cururu. Ao lado de artistas do vizinho Mato Grosso, os músicos sul-mato-grossenses Paulo Simões e Dino Rocha estão rodando o Centro-Oeste com “Pantanais”, um projeto bancado pela empresa Natura para divulgar a cultura pantaneira.

Ontem, o show foi na capital de Goiás, no Teatro Goiânia Ouro, mas começou por Curitiba (PR) e Ouro Preto (MG). No dia 16, as apresentações serão em Ribeirão Preto (SP) e depois a caravana segue para São Paulo (Capital), mas com data ainda a confirmar.

Para falar de Mato Grosso do Sul, Paulinho escolheu clássicos como “Comitiva Esperança”, “Seguindo em Frente” e “Trem do Pantanal”. Dino Rocha leva o Curupi, Baile Pantaneiro e Gaivota Pantaneira. “As pessoas dançam e cantam juntas, mesmo não tendo tanta familiaridade com o estilo”, comenta o sanfoneiro

Segundo ele, o projeto é uma exceção. “Se ao menos 10% das empresas dispusessem algum tipo de ajuda, todos os sons do Brasil não se isolariam. Mas infelizmente ainda hoje falta patrocínio”, comenta.

Além de música, por onde passa o projeto mostra dança, artesanato, culinária e exibe documentários sobre o Pantanal.
O violeiro mato-grossense João Ormond é curador do festival e também toca como representante do Mato Grosso, ao lado do músico Habel Dÿ Anjos.

O grupo viaja, inclusive, para um apelo pela preservação do Pantanal. Em Goiânia, por exemplo, a programação começou com o documentário em curta-metragem “Céu e Água”, de João Carlos Bertoli (20 min), que trata da simplicidade do homem pantaneiro.

Para a mostra, também foi convidada uma artesã redeira do Mato Grosso e um dos homens que faz sobreviver em Mato Grosso do Sul a arte de produzir violas de Cocho.

O “Pantanais” integra o Edital 2012 do Natura Musical, programa de apoio à música brasileira, realizado pela maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza.

Sesc Horto recebe espetáculo teatral gratuito na próxima semana
Entre a próxima quinta-feira (1) e sábado (3), o Teatro Prosa do Sesc Horto recebe o espetáculo "Três Vírgula Quatro Graus Na Escala Richter", da Com...
MS participa no mês de julho de feira de artesanato em Pernambuco
Mato Grosso do Sul participa em julho, entre os dias 6 e 16, em Olinda (PE), da Feira Internacional de Negócios do Artesanato, maior evento do setor ...



imagem transparente
Busca

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2017 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.