ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Procuradora de Justiça lança livro sobre violência na juventude

Luciana Brazil | 22/10/2013 12:21
Livro conta história de uma adolescente que passa a se envolver com o mundo do crime.
Livro conta história de uma adolescente que passa a se envolver com o mundo do crime.

A procuradora de Justiça Ariadne Cantú, conhecida pela sensibilidade em escrever sobre temáticas ligadas a infância e juventude, lança amanhã, às 19 horas, no Marco (Museu de Arte Contemporânea), em Campo Grande, a obra “Mãos ao Alto! Passa o Boné!”, publicada pela editora Alvorada.

Com mais de sete publicações, entre obras e crônicas, Ariadne lança mais um trabalho que discorre sobre violência e problemas sociais.

“O tema sempre é muito atual, pois a violência e os problemas de conduta antissocial do adolescente fazem parte de um dos maiores problemas enfrentados pelos pais e professores”.

Ariadne atuou durante muitos anos à frente da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, e lá, ela diz ter encontrado histórias, como a de Diana, a personagem do livro. Uma menina linda que mora na periferia, tem dificuldades financeiras, sofre com a falta de carinho da mãe e que acaba conhecendo o mundo do crime.

A autora acredita que possui hoje um “prisma privilegiado de toda problemática” já que permaneceu anos à frente da Promotoria.

“Acompanhei muitas ‘Dianas’ na vida real, na minha vivência na área da infância e juventude e, portanto, a história é cheia de realismo. Diana é uma menina pobre que sonha em ter uma vida melhor para si e sua família. Ela vive conflitos familiares típicos de sua idade. Para se proteger, usa a violência como instrumento e acaba se dando mal. No meio do trajeto existem tramas familiares que abordam situações reais criadas pelo desespero, por dificuldades econômicas e desagregação familiar”.

Escritora Ariadne lança livro “Mãos ao Alto! Passa o Boné!”, da editora Alvorada. (Foto:Divulgação)
Escritora Ariadne lança livro “Mãos ao Alto! Passa o Boné!”, da editora Alvorada. (Foto:Divulgação)

Sobre a linguagem do livro, a autora ressalta a verdade como ponto crucial para atrair os jovens, não só para a leitura. “O jovem está em uma fase à flor da pele. O adolescente não aceita mentira. Usar perfumaria para falar de um assunto tão sério seria duvidar da capacidade e inteligência desse jovem”.

Ela diz ainda que o texto da obra é usado para adolescentes, informal, para que o jovem se identifique de forma natural. “A adolescência é caracterizada por ser um período de muitas transformações físicas e emocionais e os contextos sociais e familiares compõem um universo muito potencializador de conflitos para eles”, defende.

Ela conta que a idéia do livro está guardada desde 2009, quando nasceu também o nome da obra. “Queria escrever esse livro desde 2009. Tive a idéia e junto já me veio o nome do livro. Comigo é sempre assim”.

A preocupação da autora é provocar no leitor uma proposta de mudança e esperança. “Acho que a leitura proporciona uma reflexão que sempre aponta um caminho e este caminho pode ter muitas direções. No caso do livro, pretende provocar uma reflexão sobre todas as nuances que envolvem a vida do adolescente exposto a certas situações de violação de direitos, como os familiares, sociais e econômicos”.

Ariadne garante que a intenção é trilhar junto aos adolescentes um caminho para o “autoconhecimento e a ampliação de uma consciência de responsabilidade sobre seu futuro”.

Serviço: o Marco fica na Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Carandá Bosque.

Nos siga no Google Notícias