Projeto que transforma sons do Pantanal em jazz é apresentado em Nova York
As gravações foram realizadas no bioma sul-mato-grossense após um ano de pesquisa de campo e captação.

Um projeto que une arte, natureza e consciência ambiental e que nasceu em Mato Grosso do Sul ganhará os palcos de Nova York. O “Pantanal Jam – Sons do Pantanal de Mato Grosso do Sul” está sendo apresentado na Visit Brasil Gallery, levando ao público uma experiência sonora única, que transforma a paisagem viva do Pantanal em jazz contemporâneo.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Inspirado na maior planície alagável tropical do planeta e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, o Pantanal Jam nasceu do simples ato de escutar. Imersos nesse ecossistema vibrante, os músicos transformaram cantos de aves, sons de animais e o fluxo das águas em inspiração para nove composições autorais.
- Leia Também
- Obras de artistas regionais são destaque em exposição na UFMS
- Jorge Aluvaiá lança single “Exu Maratona”, com cultura e denúncia ambiental
O projeto é interpretado pelo grupo instrumental Urbem que é formado por Gabriel Basso, Ana Ferreira, Bianca Bacha e Sandro Moreno, ao lado do renomado trombonista nova-iorquino Ryan Keberle, reconhecido internacionalmente por suas parcerias com grandes nomes do jazz contemporâneo.
A gravação foi realizada no coração do Pantanal sul-mato-grossense, após um ano de pesquisa de campo e captação de sons.
A proposta surgiu a partir de estudos de pesquisadores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que registravam os sons do bioma para composições experimentais. O Urbem levou essa ideia ao universo do jazz, fazendo dos sons reais da região o ponto de partida para melodias e arranjos.
Com apoio da Fundtur-MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), o projeto também se tornou uma campanha de valorização do Estado e do bioma, conectando arte, cultura e sustentabilidade.
A iniciativa busca mostrar que o Pantanal não é apenas um cenário natural, mas também uma fonte inesgotável de inspiração artística e identidade brasileira.
Com a exibição em Nova York que acontece de 29 de outubro a 2 de novembro, o “Pantanal Jam” leva ao público internacional a sonoridade e o espírito do Pantanal que é o grande tema do ano.
Criada pela Embratur/Visit Brasil (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Gallery é um projeto itinerante inovador que transforma destinos brasileiros em experiências sensoriais únicas por meio da arte, moda, gastronomia e sustentabilidade.

