ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, DOMINGO  02    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Projeto que transforma sons do Pantanal em jazz é apresentado em Nova York

As gravações foram realizadas no bioma sul-mato-grossense após um ano de pesquisa de campo e captação.

Por Judson Marinho | 02/11/2025 15:04
Projeto que transforma sons do Pantanal em jazz é apresentado em Nova York
Banda apresentando em Nova York o trabalho realizado em projeto que mistura sons do Pantanal com Jazz (Foto: Divulgação/Fundtur-MS)

Um projeto que une arte, natureza e consciência ambiental e que nasceu em Mato Grosso do Sul ganhará os palcos de Nova York. O “Pantanal Jam – Sons do Pantanal de Mato Grosso do Sul” está sendo apresentado na Visit Brasil Gallery, levando ao público uma experiência sonora única, que transforma a paisagem viva do Pantanal em jazz contemporâneo.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O projeto “Pantanal Jam – Sons do Pantanal de Mato Grosso do Sul” está sendo apresentado em Nova York, na Visit Brasil Gallery, de 29 de outubro a 2 de novembro. Inspirado na biodiversidade do Pantanal, Patrimônio Natural da Humanidade, o espetáculo transforma sons da natureza em jazz contemporâneo. O grupo instrumental Urbem, em parceria com o trombonista Ryan Keberle, criou nove composições a partir de cantos de aves, ruídos de animais e o fluxo das águas.A iniciativa, que surgiu de pesquisas da UFMS, une arte, cultura e sustentabilidade, promovendo a valorização do bioma e do Estado. Com apoio da Fundtur-MS, o projeto busca mostrar o Pantanal como fonte de inspiração artística e identidade brasileira. A exibição em Nova York integra a campanha da Embratur/Visit Brasil e do Sebrae, que transformam destinos brasileiros em experiências sensoriais únicas.

Inspirado na maior planície alagável tropical do planeta e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, o Pantanal Jam nasceu do simples ato de escutar. Imersos nesse ecossistema vibrante, os músicos transformaram cantos de aves, sons de animais e o fluxo das águas em inspiração para nove composições autorais.

O projeto é interpretado pelo grupo instrumental Urbem que é formado por Gabriel Basso, Ana Ferreira, Bianca Bacha e Sandro Moreno, ao lado do renomado trombonista nova-iorquino Ryan Keberle, reconhecido internacionalmente por suas parcerias com grandes nomes do jazz contemporâneo.

A gravação foi realizada no coração do Pantanal sul-mato-grossense, após um ano de pesquisa de campo e captação de sons.

A proposta surgiu a partir de estudos de pesquisadores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que registravam os sons do bioma para composições experimentais. O Urbem levou essa ideia ao universo do jazz, fazendo dos sons reais da região o ponto de partida para melodias e arranjos.

Com apoio da Fundtur-MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), o projeto também se tornou uma campanha de valorização do Estado e do bioma, conectando arte, cultura e sustentabilidade.

A iniciativa busca mostrar que o Pantanal não é apenas um cenário natural, mas também uma fonte inesgotável de inspiração artística e identidade brasileira.

Com a exibição em Nova York que acontece de 29 de outubro a 2 de novembro, o “Pantanal Jam” leva ao público internacional a sonoridade e o espírito do Pantanal que é o grande tema do ano.

Criada pela Embratur/Visit Brasil (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Gallery é um projeto itinerante inovador que transforma destinos brasileiros em experiências sensoriais únicas por meio da arte, moda, gastronomia e sustentabilidade.