ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Artes

Quando todo mundo já havia cansado de estátua viva, um bebê surpreendeu a feira

Rosimeire conquista adultos e crianças ao representar Nossa Senhora com Jesus negro nas mãos

Thailla Torres | 11/02/2019 08:50
Rosimeire se destaca com apresentação diferente na Feira Central. (Foto: Thailla Torres)
Rosimeire se destaca com apresentação diferente na Feira Central. (Foto: Thailla Torres)

Na concorrência com o robô humano e o policial com fuzil, a mulher segurando uma boneca nas mãos ganha de lavada na Feira Central. Quando Rosimeire Ribeiro, de 32 anos, sobe no pedestal, a tinta prata do seu rosto compete com a luz amarela do corredor cheio de visitantes e, em poucos minutos, as primeiras moedas chegam. É o pagamento pelo trabalho de estátua viva que consegue se comunicar com o público de um jeito diferente.

“É um trabalho sensível, o gesto dela é sutil e passa um lado muito pueril que mexeu com meu imaginário”, descreve a professora universitária Cleovia Almeida de Andrade, de 50 anos.

Para alguns, a profissão antiga e que não é novidade pelas ruas de Campo Grande, conseguiu surpreender graças ao movimento constante de um bebê representando Jesus. “Pra mim ficou claro uma coisa: ela está com um bebê negro nas mãos e fala através dele. Além de escolher uma Nossa Senhora com um menino Jesus negro e ter essa competência com as mãos embora seja estátua, acho que ela foi duas vezes provocadora e isso tornou o trabalho dela incrível, sensível”, declara o professor Adilson Francisco, de 50 anos.

Embora seja uma estátua, ela se comunica constantemente através da boneca. (Foto: Thailla Torres)
Embora seja uma estátua, ela se comunica constantemente através da boneca. (Foto: Thailla Torres)
Adilson e Cleovia assistiram a apresentação encantados. (Foto: Thailla Torres)
Adilson e Cleovia assistiram a apresentação encantados. (Foto: Thailla Torres)

As crianças piram, chegam pertinho indagadas com a mulher que nem pisca e ainda consegue fazer com o que a boneca passe mensagens de fé, entregues em pequenos rolinhos de papel. Ao lado da mãe Renata Fernandes, de 34 anos, Isaac foi correndo colocar as moedinhas e ainda levou um pirulito para casa. “Ele gostou e o que me chamou atenção foi a pose dela, com movimentos que são diferentes do que a gente está acostumado”, destaca a funcionária pública.

Tem gente que chega pertinho só pra ver se a estátua respira. “Por um tempo fiquei pensando se ela de verdade. Ao chegar perto fiquei encantada, ela representa Nossa”, comenta a funcionária pública Devalcir Zadi de Assis, de 70 anos.

Rosimeire não conversa e evita dar entrevista durante o expediente, como forma de não romper com a curiosidade gerada. Ao telefone, ela fala com orgulho do trabalho realizado desde 2012 que, hoje, é sua única fonte de renda. “Gosto do público e a estátua viva chegou até mim pelo teatro. Hoje, faço por amor à arte que me conquistou”.

Nascida em Campo Grande, além de se apresentar na Feira Central, ela viaja o país como estátua viva em eventos. “Amo o teatro, mas descobri que não queria me apresentar trancada, prefiro ir para as ruas”.

Renata e o filho Isaac. (Foto: Thailla Torres)
Renata e o filho Isaac. (Foto: Thailla Torres)
Boneca que se comunica com adultos e crianças, entrega mensagens de fé e doces. (Foto: Thailla Torres)
Boneca que se comunica com adultos e crianças, entrega mensagens de fé e doces. (Foto: Thailla Torres)

A grana que ganha nas ruas não é o suficiente, por isso, ela trabalha em eventos cobrando cerca de R$ 150,00 a hora. “Faço muitos casamentos e formaturas, especialmente, formaturas de Direito em que eles querem uma estátua viva da Deusa da Justiça”.

Com uma tinta própria para a pele, a preparação dura minutos ou horas dependendo do tamanho da roupa. “Já precisei usar quase no corpo inteiro e isso leva tempo para fazer”.

Sobre o personagem que tanto chama atenção na Feira Central ela fiz que foi o primeiro quando iniciou a profissão. “Eu estava em uma roda de pessoas e tudo começou com um fantoche. Era época de Natal e eu fui a Nossa Senhora em um pequeno teatro, de lá pra cá eu decidi fazer esse personagem na estátua, hoje, é o meu preferido”.

O desafio é se equilibrar no pedestal com a curiosidade do povo. “Às vezes as crianças quase me derrubam da caixa, mas já estou acostumada. Única coisa capaz de acabar com a minha apresentação é a chuva, porque a maquiagem vai embora”.

Quem quiser contratar, o telefone de Rosimeire é (67) 99218-6679. Confira abaixo sua apresentação. 

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias