ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SEXTA  12    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Sons do Pantanal ecoam em Três Lagoas no concerto de despedida

Projeto encerra circulação neste sábado com fusão entre música clássica e ritmos regionais de MS

Por José Cruz | 12/12/2025 15:50
Sons do Pantanal ecoam em Três Lagoas no concerto de despedida
O concerto reúne 13 músicos e apresenta trabalho que valoriza compositores do Estado e sons presentes no cotidiano da população.

Depois de cruzar cidades, rios e sonoridades, o projeto “Sons do Pantanal” chega ao último acorde neste sábado (13), em Três Lagoas, com um concerto gratuito que promete transformar o Auditório Maior da UFMS – Campus II em um grande encontro entre a música de concerto e as raízes culturais de Mato Grosso do Sul. A apresentação começa às 19h30, tem classificação livre e contará com intérprete de Libras.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O projeto "Sons do Pantanal" realiza seu concerto de encerramento neste sábado (13), em Três Lagoas, no Auditório Maior da UFMS. Sob direção do maestro Francis David Vidal, 13 músicos apresentarão um repertório que funde música clássica com ritmos regionais como chamamé, guarânia e polca paraguaia.A apresentação gratuita, que conta com intérprete de Libras, é resultado de uma pesquisa sobre a música sul-mato-grossense. O projeto, que já passou por Brasilândia e Aparecida do Taboado, valoriza compositores locais e será transformado em um concerto digital e mini-documentário após o encerramento da circulação.

A circulação, que já passou por Brasilândia e Aparecida do Taboado, foi inspirada pelas águas, fronteiras e tradições que moldam a identidade sonora sul-mato-grossense. No repertório, a fusão entre a música clássica e ritmos regionais como chamamé, guarânia, polca paraguaia, cururu, siriri e rasqueado, traduzidos em obras camerísticas inéditas.

Sob a direção do maestro e pesquisador Francis David Vidal, o concerto reúne 13 músicos e apresenta um trabalho que valoriza compositores do Estado e sons presentes no cotidiano da população. Para ele, o encerramento em Três Lagoas tem um significado especial. “Esse repertório é muito especial. O concerto já antecipa a turnê do próximo ano, resultado de uma pesquisa profunda sobre a música sul-mato-grossense. O ‘Sons do Pantanal’ é um espelho da cultura que temos enraizada aqui, traduzida para a linguagem orquestral”, explica.

Francis destaca que o desafio foi levar a essência popular para arranjos sofisticados sem perder a alma regional. “A rítmica da viola caipira, do chamamé ou do bandoneon agora aparece nos instrumentos da camerata, mantendo suas características originais. É um concerto animado, com momentos que dão vontade de dançar, mas com alto grau de sofisticação. Além de mim, temos três grandes arranjadores: Wellington de Lamare, Jonatas Laureano e Walisson Cruz. O resultado é emblemático”, afirma.

Nos bastidores, a produção celebra o impacto do projeto. A produtora executiva Mara Martins destaca o papel da iniciativa na formação de público. “É gratificante participar de um projeto que aproxima a música clássica da cultura regional. A logística é desafiadora — são muitos músicos, instrumentos e até um piano viajando —, mas tudo vale a pena quando vemos o encantamento de quem assiste a um concerto ao vivo pela primeira vez. É emocionante perceber como a arte transforma”, diz.

Além dos concertos presenciais, o “Sons do Pantanal” prepara um concerto digital e um mini-documentário, que serão disponibilizados após o encerramento da circulação, ampliando o alcance do projeto. Todas as apresentações contam com intérprete de Libras, monitoria de acessibilidade e espaços reservados para pessoas com deficiência e pessoas com sobrepeso, reforçando o compromisso com a inclusão.

A camerata é formada por Francis Vidal (solista e diretor musical); Rene de Freitas, Emanuel dos Anjos, Gabriel Domingues, Eliseu Machado, Edvan Cecílio e Pedro Oliveira (violinos); Felipe Zamian e Mayra Leite (violas); Ricardo Meira e Milena Gregório (violoncelos); Giovana Contador (contrabaixo acústico) e Wellington Delamare (piano). A equipe técnica inclui a intérprete de Libras Eliana Branicio e a produção executiva de Mara Martins.

O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, operacionalizado em Mato Grosso do Sul pela Fundação de Cultura de MS. Mais informações estão disponíveis no Instagram @francisdavid1.

Serviço

Concerto de encerramento – Projeto Francis David Vidal Ensemble – Sons do Pantanal
📍 Três Lagoas
🗓️ Sábado, 13 de dezembro
⏰ 19h30
📌 Auditório Maior – UFMS Campus II
📍 Avenida Ranulpho Marques Leal, 3484 – Distrito Industrial II
🎟️ Gratuito | Classificação livre | Intérprete de Libras