ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Artes

Virtudes são arte em cartões que ainda hoje são enviados

Elverson Cardozo | 18/12/2012 08:03
Cartões postais da série Virtudes, do poeta Guimarães Rocha. (Foto: João Garrigó)
Cartões postais da série Virtudes, do poeta Guimarães Rocha. (Foto: João Garrigó)

Com as facilidades da internet e com tantas opções na rede, fica a pergunta: Existe alguém que ainda manda postais? Existe. A confirmação vem de um poeta. Aos 56 anos, Guimarães Rocha apostou nos cartões, paixão antiga, para dar início ao novo projeto.

Em homenagem ao século XXI, ele criou 21 cartões postais com poemas de sua autoria. Enaltece, nos textos, as virtudes do ser humano. “Elas precisa ser exaltadas, no meu ponto de vista como poeta”, diz.

A séria tem ilustrações inéditas do artista plástico Fausto Furlan, com finalização de Mota Junior. As figuras pensadas para os temas encantam pela beleza e suavidade.

Borboletas coloridas fazem par com as palavras sobre abundância. Pombas brancas em uma aurora boreal sinalizam as virtudes da luminosidade. O caminho, outra virtude em destaque, tem ilustrações de tuiuiús e um sol radiante.

Contrariando a leveza do pássaro, o beija-flor, sugando o néctar de uma rosa vermelha, representa a austeridade, mas também ilustra o postal sobre o amor:

“Tudo passa e o amor não passa. O amor é maior que o tempo. Maior que o vento. Acima de toda tempestade. Soberano a todo potentado”, diz o texto, assinado por Guimarães.

Uma das maiores virtudes humanas, a caridade, mostra que estender a mão continua a ser um ato nobre. “Feliz do que estende complacências. Não somente aos seus amigos”, escreveu o poeta.

Completam a coleção dizeres sobre a existência, compreensão, paciência, aconchego, inteligência, luta, doçura, alegria, sumo bem, força interior, liberdade, absorção, alma, afabilidade e despertar.

Os textos da série são fragmentos de poemas do livro Virtude, que será lançado em abril de 2013. A idéia do artista é levar o tema para a sala de aula.

“Sou um poeta que vou às escolas”, disse, ao comentar que o hábito ainda encanta muita gente. A única coisa que não fica para trás são os bons sentimentos. “Posso garantir três coisas: o amor, a caridade e carinho são coisas que não saem de moda”, finalizou.

Empresária Laurinete Maria ainda manda postais. (Foto: João Garrigó)
Empresária Laurinete Maria ainda manda postais. (Foto: João Garrigó)

Laurinete Maria da Silva, de 57 anos, continua a enviar cartões para familiares e amigos. Hoje, com a internet e as facilidades, diminuíram as opções, mas a empresária ainda prefere assinar atrás do cartão postal. “Acho que é mais romântico”, resumiu.

A garçonete Letícia de Oliveira, de 22 anos, nunca comprou cartões para presentear, mas já recebeu quando criança. A tecnologia, disse, fez muita coisa cair em desuso, mas os bons desejos ainda permanecem. Se fosse escolher um postal hoje, felicidade, saúde e paz seriam palavras indispensáveis, disse.

Os cartões postais da série Virtudes, do poeta Guimarães Rocha, estão sendo vendidos por R$ 2,00. Parte da renda adquirida – 30% - será destinada à Abrec-MS (Associação Beneficente dos Renais Crônicos de Mato Grosso do Sul)

Perfil – Antonio Alves Guimarães, mais conhecido como Guimarães Rocha, é poeta escritor e membro da academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Nasceu em Quixeramobi, no Ceará, mas viveu em Vicentina, no Mato Grosso. No início da década de 80, após passar por Dourados, veio morar em Campo Grande.

O poeta, formado em letras pela FUCMT (Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso), é fundador da UBE-MS (União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul) e já escreveu 20 livros.

Nos siga no Google Notícias