ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Artes

Com obra de Volpi como inspiração, crianças pintam painel para festa do próximo sábado

Francisco Júnior | 18/06/2012 09:20
Alunos experimentando as cores. (Foto: Nyelder Rodrigues)
Alunos experimentando as cores. (Foto: Nyelder Rodrigues)

Adolescentes empolgados do Jardim Noroeste ganharam no final de semana a tarefa de transformar grandes painéis de madeira em arte brasileiríssima. Orientados pela artista plástica Ana Ruas, criaram o cenário para o "Casório do Ano", festa Junina do Lado B marcada para o próximo sábado, em Campo Grande.

Para fugir das figuras convencionas, como a ilustração do casal caipira, a artista resolveu fazer uma releitura da obra do pintor Alfredo Volpi, famoso pela inspiração em bandeirolas e fachadas. “Além de colaborar com a festa, eles aprendem sobre o artista e a obra dele”, explica Ana Ruas.

Antes de começarem a criar, os estudantes tiveram uma aula sobre a vida e o trabalho do pintor com a professora universitária e escritora Maria Adélia Menegazzo.

Uma das lições foi sobre a importância das obras para a arte brasileira. Alfredo Volpi nasceu na Itália, mas quando tinha apenas 1 ano de idade veio com a família para São Paulo. No Brasil, virou o artista das "bandeirinhas", com um abstracionismo geométrico recheado de arquitetura, bandeirolas e mastros das festas juninas.

Em dupla,meninas fazem painel de releitura da obra de Volpi. (Fot: Nyelder Rodrigues)
Em dupla,meninas fazem painel de releitura da obra de Volpi. (Fot: Nyelder Rodrigues)

Depois de um sábado de teoria e algumas experimentações com recortes e papel, a principal parte ocorreu na tarde de domingo. Envolvidos no grupo de Escoteiros Mário Dilson, a atividade foi bem diferente da normalmente feita em grupo.

Aos poucos, os adolescentes transformaram da sua maneira seis placas de madeirite em obras de arte.

Em todo o trabalho foi utilizada tinta látex de várias cores. “Nós criamos uma situação possível do trabalho de Volpi. A releitura é mais educativa, já que eles podem usar a criatividade”, acrescenta Ruas.

A índia Terena Ruth Cibele Pereira, de 14 anos, disse que vai levar para toda a vida a experiência apreendida neste fim de semana. “ Nunca tinha pintado desse jeito, com técnica. Ainda pude conhecer o trabalho de um artista criativo”.

A mesma opinião tem a estudante Patrícia Silva, 14 anos. Para ela, poder se divertir e ainda ganhar conhecimento, “não tem preço”. “ Estou adorando estar pintando. Antes de participar do grupo passava o domingo assistindo televisão”.

A diretora técnica do Grupo de Escoteiro, Leize Demetrio da Silva, confirma que os estudantes ficaram empolgados com a oportunidade. “Eles tiveram uma palestra conhecendo a vida do autor e ainda puderam conhecer a intencionalidade do autor”, destacou.

A obra pronta ficará no principal espaço do Casório do Ano: no palco. A festa será aberta ao público, de graça, no próximo dia 23 de junho. O evento começa às 17h, na rua José Paes de Faria, número 77, na Vila Jacy, conhecida como Rua do Laticínio.

O arraial é realizado em parceria com a Tapiocaria Pernambucana e tem os patrocínios do Sicredi, Shopping Norte Sul Plaza, Mídia Nova e Shopping China.

As bandeirolas originais de Volpi.
As bandeirolas originais de Volpi.
Nos siga no Google Notícias