ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Fidelidade ao Touro Encantado promete reavivar amarelo nesta noite

Paula Vitorino, enviada especial a Porto Murtinho | 13/11/2011 17:08

Há três anos o Encantado perde a Disputa dos Touros para o Bandido, mas com nova organização promete espetáculo bonito e vitória

Grupo faz os últimos preparativos para festa. (Fotos: João Garrigó)
Grupo faz os últimos preparativos para festa. (Fotos: João Garrigó)
Espanhola é um dos temas apresentados.
Espanhola é um dos temas apresentados.

O amarelo aparece em cada detalhe dos figurinos do Touro Encantado. A cor também sinaliza quem são os simpatizantes do grupo pela cidade de Porto Murtinho, colorindo o 7º Festival Internacional da cidade.

O grupo esteve um pouco apagado nos últimos três anos, com as derrotas consecutivas para o Touro Bandido, rival na Disputa pela paternidade do paraguaio Touro Candil, mas renova as energias e promete acender a arena na noite deste domingo (13), à meia-noite, quando acontece a grande disputa entre os dois touros.

“Esse ano estamos mais organizados, com coordenação nova e ficou bem mais fácil trabalhar. Também trouxemos figurinista própria”, diz a auxiliar de coordenação do grupo, Juliana Trindade.

O tema do grupo neste ano é “Luz que Encanta”, que vai homenagear o Pantanal e as tradições do homem pantaneiro.

Para representar o folclore, a figurinista de Corumbá, Viky Lorrayna, buscou inspiração na própria história folclórica e nos materiais que são característicos.

“A inspiração maior foi na verdadeira identidade do índio Guaicurus, o próprio da região. Muita pena de pato, tanto artificial como as encontradas pelos adolescentes, foram usadas”, diz.

Ela explica que procurou fugir ao máximo das plumas, típicas do Carnaval, e ficar focada no folclore.

Para desenvolver os figurinos, ela também precisou estudar a história cultural da cidade e o folclore em torno dos touros. Mas a figurinista frisa que os modelos foram todos pensados e desenvolvidos pelos próprios adolescentes.

“O orgulho deles é ver a fantasia pronta. E eles foram os criadores, escolheram cada detalhe”, diz.

Os trabalhos de execução das fantasias e definição da coreografia começaram cerca de um mês antes do Festival, por conta de problemas financeiros e de organização.

Pinturas e fantasias fazem parte da apresentação.
Pinturas e fantasias fazem parte da apresentação.
Meninas afirmam que sempre dão show na arena.
Meninas afirmam que sempre dão show na arena.

Espetáculo - A coreografia para a Disputa na noite de hoje foi feita pela coreógrafa Sônia Rolon, de Campo Grande. Mas os ensaios desde o início deste ano tiveram como professor o jovem do grupo, Kelvyn Gustavo Vargas, de 19 anos.

“Estamos há 6 meses ensaiando, todo o grupo ajuda”, diz o jovem, que faz o Pajé na apresentação.

Na encenação desta noite irão participar 121 adolescentes, se revezando entre os temas, já que o máximo permitido dentro da arena é de 80 pessoas.

Viky adianta que cada um dos temas apresentados terá momentos acontecendo ao mesmo tempo e promete prender a atenção do público em cada segundo.

O espetáculo desta noite é composto por cerca de cinco momentos, homenageando os elementos do folclore: paraguaia, espanhola, Nossa Senhora de Caacupê, africanos e indígenas.

Cada elemento será julgado pelos jurados, em conjunto com as notas da gincana que ocorre desde o dia 28 de outubro.

O prefeito Nelson Cintra explica que mudou a pontuação neste ano para privilegiar o que é apresentado na arena, que valerá mais pontos. Com isso, os integrantes também estão mais confiantes, pois afirmam que perdiam a maioria dos pontos na gincana e na arena “dão um show”.

Futuro - Além do espetáculo cultural, a festa dos touros tem importante papel no trabalho social junto aos adolescentes do município.

A jovem Viviane Romão, de 13 anos, define que se não estivesse no Touro poderia estar nas drogas e crimes.

“Aqui a gente fica longe dessas coisas e aprende muita coisa, como ser responsável”, frisa.

A amiga da ala dos africanos, Jhenifer Gamarra, de 13 anos, ainda ressalta que o amor pelo Encantado é fiel e que dançar “é a maior alegria para nós”.

Os adolescentes ensaiaram durante todo o fim de semana para bonito hoje a noite e esperam levar o título. “A gente sempre arrasa na arena e vamos ganhar dessa vez”, diz em relação a ter perdido nos anos anteriores.

Tradição - A Disputa dos Touros surgiu há 7 anos, inspirada no folclore paraguaio do Touro Candil. A festa acontece no Festival Internacional de Porto Murtinho, na 7ª edição este ano.

“Era muito comum a dança e as brincadeira do Candil aqui, mas entre os adultos. Resolvemos aperfeiçoar para a nossa cultura e criamos os filhos do

Candil, que são brasileiros”, diz.

Nas primeiras edições do Festival Internacional os touros mudaram de nome até chegar ao Encantado, de cor amarela, e Bandido, de cor verde.

A festa continua até segunda-feira (14), com apresentações culturais, feira de artesanato e o anúncio do Touro vencedor. A cantora Gil e Tony Massa também se apresentam na segunda.

A programação completa no site: www.portomurtinho.ms.gov.br.

Nos siga no Google Notícias