ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Diversão

Segunda noite do Festival tem danças árabe e paraguaia, com música da fronteira

Paula Vitorino | 13/11/2011 09:05

Festival de Porto Murtinho continua até segunda-feira

Grupo Litani. (Fotos: João Garrigó)
Grupo Litani. (Fotos: João Garrigó)
Dança paraguaia.
Dança paraguaia.

A segunda noite do 7ª Festival Internacional de Porto Murtinho reuniu atrações de 8 municípios diferentes de Mato Grosso do Sul, além de grupos do Paraguai, Bolívia e Argentina.

Toda a miscelânea cultural ainda foi coroada com a cor amarela do Touro Encantado, que apresentou a prévia da sua apresentação para a grande Disputa de Touros, neste domingo (13).

As atrações neste sábado começaram às 14h, com a apresentação da Orquestra de Violões de Porto Murtinho e espetáculo teatral de Três Lagoas, Espelho Partido.

Campo Grande representou sua cultura com dois grupos: Litani e Colônia Paraguaia. Os dançarinos do Litani contaram a história dos árabes na Capital por meio das danças típicas do país de origem, incorporando todo o charme campo-grandense.

Já o espetáculo Dança Aquarela Paraguaia representou a influência do país vizinho na cultura do Estado, seja na dança ou na culinária.

Com a Praça de Eventos lotada, a cor amarela ganhou destaque na torcida para receber o Touro Encantado. Os adolescentes do grupo apresentaram coreografia utilizando a fantasia do ano anterior reciclada, mas já mostrando uma prévia do que será apresentado neste domingo.

O tema do Encantado é “Luz que Encanta”, homenageando o Pantanal e as tradições do homem pantaneiro.

Platéia ficou amarela para receber Touro Bandido.
Platéia ficou amarela para receber Touro Bandido.
Coreografias retratam cultura da fronteira.
Coreografias retratam cultura da fronteira.

Para a autônoma Thayana Rodrigues, de 28 anos, o carinho pelo Encantado foi quase a primeira vista. Ela chegou na cidade este ano e já foi conquistada pela cor amarela.

“Me identifiquei com o Encantado. Acho que talvez por ele precisar de mais apoio e ser envolvido com a educação, acabei me afeiçoando”, diz.

Esta é a primeira vez que ela assiste a apresentação do Touro e afirma estar adorando toda a festa. Já o filho Luiz Eduardo, de 8 anos, quer participar da apresentação no próximo Festival, mas ainda está dividido entra o Touro preferido.

Programação - A noite terminou com os shows do Trio Argentino, Os Bolivianos e apresentação da Bateria da Escola de Samba Deixa Falar, de Campo Grande.

Neste domingo acontece o evento mais esperado: a Disputa dos Touros. Encantado e Bandido disputam quem é o verdadeiro filho legitimo do paraguaio Touro Candil.

Na segunda-feira o Festival terminal com o anuncio do vencedor e shows.

Programação de hoje:

14h – Espetáculo Teatral Varinha Mágica (Três Lagoas)

16h – Espetáculo Teatral da Companhia Senta que o Leão é Manso (Campo Grande)

18h – Dança de Rua (Porto Murtinho)

Grupo de Capoeira (Itaquiraí)

Espetáculo de Dança Monções, Grupo Acaba (Jardim)

20h – Espetáculo de Dança (Rio Verde)

Espetáculo de Ballet (Corumbá)

Dança do CTG Chama Crioulla (São Gabriel do Oeste)

Banda Lira (Dourados)

23h – Desafio dos Touros

01h – Show de Kelly Ramos e Banda Benny

Nos siga no Google Notícias