ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Um origami gigante muda paisagem que antes era feita de tapumes

Ângela Kempfer | 04/06/2012 16:56
Ana Ruas em seu origami gigante.
Ana Ruas em seu origami gigante.
Um origami gigante muda paisagem que antes era feita de tapumes

A construtora liberou os tapumes da obra e a artista plástica Ana Ruas aproveitou a oportunidade como ninguém. Transformou 92 metros quadrados em um origami japonês gigante.

Quem passa pela Via Parque, tem a ilusão de uma dobradura em movimento. São 21 placas que ganharam tons de azul e verde e fazem o motorista ver dobras que parecem se esticar. “Uma ilusão que parece ter sido criada pela velocidade do carro e não pelo desenho”, explica a artista.

O mesmo projeto é realizado pela Brookfield Incorporações em diversas cidades. Em Campo Grande, Ana Ruas foi escolhida para expor no “Urban Gallery”. A intervenção no espaço público surpreende entorno do condomínio Green Life, empreendimento da empresa ainda em construção na região do Parque Sóter.

A artista conhecida pelo trabalho em viadutos da cidade, já tem experiência na necessidade de uma dinâmica na arte para quem está de passagem. “A observação do espectador é de máximo 15 segundos. Portanto, meu painel tinha que ter elementos repetitivos, sem muita informação”, conta Ana Ruas, depois de 4 dias de trabalho ao lado de um assistente.

Para planejar, o tempo foi bem maior, cerca de um mês. Ana esteve mais de 30 vezes na Via Parque para cronometrar o percurso e a posição do observador em relação à obra.

Pensou na cultura japonesa, importante para a cidade, na luz do Centro-Oeste e o resultado foi brilhante pela simplicidade. No paredão, grandes retângulos, sombras e tom sobre tom são colocados lado a lado, sem muitos elementos.

Ideia é levar o observador a ver dobraduras em movimento.
Ideia é levar o observador a ver dobraduras em movimento.

O “trompe l'oeil", técnica sempre usada por Ana neste tipo de intervenção urbana, trabalha sombras para dar profundidade. A artista também utilizou linhas horizontais que “alinhavam” as dobras e produzem o efeito.

“Essa é a diferença. Quando pinto uma tela, quanto mais tons e cores, mais efeitos tenho. Já neste tipo de intervenção não dá para ter muita informação, tem de ser simples, quando menos, melhor. As cores têm de ser chapadas e limpas”, ensina a artista.

É a cor, as sombras e as formas usadas para brincar com o observador e instigar: Será que o que estou vendo é verdade?

Nos siga no Google Notícias