ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Mostra pela Verdade exibe até quarta documentários em sessões gratuitas

Ângela Kempfer | 28/04/2014 06:59
A estréia será com o filme Repare Bem, de Maria de Medeiros.
A estréia será com o filme Repare Bem, de Maria de Medeiros.

A Mostra Cinema pela Verdade exibe nesta semana documentários em sessões gratuitas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no auditório de Campo Grande. As sessões começam hoje (28) e seguem até o dia 30 de abril, sempre às 19h.

A estréia será com o filme Repare Bem, de Maria de Medeiros. Melhor longa estrangeiro do Festival de Cinema de Gramado em 2012, o documentário fala sobre militância, clandestinidade, prisões, torturas e exílios da militante de esquerda Denise Crispim. Era casada com o jovem guerrilheiro Eduardo Leite "Bacuri", figura de destaque na luta armada em São Paulo, torturado e morto de forma bárbara por agentes da repressão, em 1970, após 109 dias de tortura. Denise foi presa durante a gravidez, fugiu para o Chile onde se deparou com o golpe de Augusto Pinochet.

Amanhã, o projeto exibe Camponeses do Araguaia – A Guerrilha Vista por Dentro, de Vandré Fernandes. Camponeses falam da amizade com os “paulistas”, como chamavam os militantes do PC do B que lutaram na Guerrilha do Araguaia durante a ditadura militar, e revelam as atrocidades cometidas pelo exército brasileiro na região entre 1972 e 1974.

A mostra termina na quarta-feira, com Ainda Existem Perseguidos Políticos, produzido de forma coletiva pela Ong Acesso. O documentário fala da transição democrática no Brasil, pós-ditadura. Identifica semelhanças no agir do Estado no passado e atualmente, demonstrando que a cultura do autoritarismo permanece arraigada em algumas instituições estatais brasileiras.

Depois de cada sessão, haverá debates sobre as produções e os temas tratados pelos filmes.

A mostra ocorre em todo o País, realizada pelo Instituto Cultura em Movimento, em parceria com o Ministério da Justiça. Para marcar os 50 anos do golpe militar no Brasil, o tema principal em 2014 é esse período da história brasileira

Nos siga no Google Notícias