ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

"Chuusei" quer dizer lealdade na placa do velho japonês que viveu em Terenos

Lenilde Ramos | 07/06/2015 07:56
Onoda no dia em que se reapresentou para o Exército.
Onoda no dia em que se reapresentou para o Exército.

Tenho em alta conta a colônia japonesa e o que aprendi com nisseis, sansseis e descendentes e compartilho a oportunidade de ter conhecido Hiroo Onoda, em 1986, quando trabalhei na TV Morena.

Onoda foi um oficial do serviço secreto japonês, “treinado para se manter vivo, não se render e só deixar o posto com a presença de seu superior”.

No final da Segunda Guerra foi enviado às Filipinas. Logo depois os EUA explodiram Hiroshima e Nagasaki e o Japão foi derrotado. Sem saber de nada e, ao ver passarem sobre sua cabeça aviões cada vez mais possantes, Onoda acreditava que a guerra estava aumentando e refugiou-se na floresta.

Em 1960 foi declarado morto. Em 1974, um estudante japonês que passeava nas Filipinas encontrou-o, mas não conseguiu convencê-lo a sair dali. O jovem Suzuki voltou ao Japão com um monte de fotos e a notícia se espalhou.

O Exército teve que localizar o antigo superior de Onoda, que agora era um livreiro, para que lhe ordenasse a voltar à terra natal. O velho soldado tinha consigo uma espada, um rifle ainda funcionando, alguns cartuchos e granadas. Ao regressar, transformou-se em herói e sua história correu o mundo.

Tempos depois, imigrou para o Brasil e foi parar em Terenos, onde virou criador de gado na Colônia Jamic. Fiquei sabendo da existência dele, quando foi homenageado em São Paulo e a Honda lhe presenteou com uma moto.

Fui até sua fazenda com a equipe do Programa Recado, apresentado por Marilu Segatto Guimarães. (acho que o cinegrafista era o Edinho Luz Garcia). Onoda nos recebeu com sua mulher, uma moça silenciosa e delicada, que roubou a cena fazendo a famosa "cerimônia do chá", coisa que, talvez, nem no Japão eu teria visto assim, de bandeja.

Anos mais tarde, Onoda voltou ao Japão para viver seus derradeiros dias e partiu em janeiro de 2014, aos 91 anos. A placa de sua fazenda ainda está na estrada de Terenos e, toda vez que a vejo, fico examinando até onde vai o significado da palavra "Chuusei", que quer dizer lealdade, compromisso. Não é brincadeira não...

Nos siga no Google Notícias