ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

Amiga de Ziraldo, Thereza ganhou duas capas de livro do cartunista

Após o conhecer em São Paulo, jornalista manteve amizade com ele por mais de 30 anos

Por Jéssica Fernandes | 07/04/2024 12:23
Thereza Hilcar e Ziraldo mantiveram amizade por mais de 30 anos. (Foto: Arquivo pessoal)
Thereza Hilcar e Ziraldo mantiveram amizade por mais de 30 anos. (Foto: Arquivo pessoal)

Theresa Hilcar foi uma das muitas pessoas pegas de surpresa pela notícia do falecimento de Ziraldo. Na tarde de sábado (06), o criador do ‘Menino Maluquinho’ faleceu, aos 91 anos, mas antes dessa partida ele deixou dois presentes especiais para a jornalista de Campo Grande.

Thereza conheceu o cartunista há 30 anos quando foi cobrir a Bienal do Livo em São Paulo. Na ocasião, ele conta que aproveitou para fazer uma entrevista com o escritor que a recebeu muito bem. A partir daquela conversa, eles mantiveram uma amizade que se estenderia ao decorrer dos anos.

“Ele foi super gentil, me recebeu no restaurante do seu hotel e conversamos mais de duas horas. Isto foi há mais de 30 anos. Desde esse encontro nos tornamos amigos, como dois bons mineiros”, comenta.

Ilustrações feitas por Ziraldo em duas obras lançadas pela jornalista. (Foto: Arquivo pessoal)
Ilustrações feitas por Ziraldo em duas obras lançadas pela jornalista. (Foto: Arquivo pessoal)

Em um dos encontros literários e entrevistas que realizou com o escritor, ela apresentou algumas das crônicas que produzia. Na época, a jornalista sequer imaginava que Ziraldo seria o responsável por produzir futuramente as artes de capa dos seus livros.  “Ele me entusiasmou a escrever meu primeiro livro. Estávamos no restaurante do Rádio Clube quando ele me garantiu que faria a capa”, recorda.

Em 1993, Thereza publicou a obra ‘O outro lado do peito’ e Ziraldo cumpriu a promessa. Já em 2005, ele voltou a produzir mais um trabalho para o livro ‘No trem da vida’.

As capas desses livros, as conversas e os vários encontros que mais de três décadas de amizade proporcionaram são as lembranças que Thereza guarda. Para ela, Ziraldo deixa um legado único.

“Ziraldo era a personificação da alegria, participou intensamente da formação de  milhares de crianças. Foi um ídolo, desenhista brilhante, um contador de lindas histórias e um grande defensor da democracia. Seu traço inconfundível e seu talento ficarão para sempre”, ressalta.

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias