ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Comportamento

Amigona dos vizinhos, Dona Nilce acorda às 5h da manhã para limpar o quarteirão

A moradora lembra que é necessário que cada um faça a sua parte para deixar a cidade melhor.

Alana Portela | 26/04/2019 08:16
Nilce acorda todos os dias às 5h da manhã para limpar a rua onde mora (Foto: Kisie Ainoã)
Nilce acorda todos os dias às 5h da manhã para limpar a rua onde mora (Foto: Kisie Ainoã)

Contrapondo aquilo que se tornou costume nas ruas de Campo Grande, lixos e reclamações da população, aos 54 anos Nilce Freitas passa o dia inteiro limpando o quarteirão onde mora, no Portal Caiobá e não reclama do trabalho. Com a vassoura nas mãos, sacola e muito sorridente, ela acorda todos os dias às 5h da manhã para limpar a vizinhança e os terrenos baldios. Boa vontade e disposição é o que não falta para a vizinha mais conhecida da região.

“Temos uma rua, mas ninguém se propõe a varrer e só vai acumulando sujeira. Passam e jogam garrafas, latinhas na rua. Aí querem culpar governo, prefeitura, mas se não fizermos a nossa parte, o governador não tem nada a ver com isso e o prefeito menos ainda. Eles não têm como ficar se deslocando para ver só esse pedacinho, o povo julga muito, mas é relaxado”, diz.

Quem entra na rua Pará, entre as ruas Gaia e a Francisco Antônio de Souza, logo avista o chão de terra vermelha sem nenhuma sujeira e uma mulher de cabelo vermelho varrendo sem parar. A todo momento, pessoas passam e a cumprimentam, já virou rotina.

Nilce mora no local há quatro anos e relata que limpeza vem de berço. “É dos pais para os filhos. Minha mãe dizia que queria a casa limpa, então sabia que tinha uma obrigação. Morei por 30 anos no Aero Rancho, fazia a mesma coisa por lá. O pessoal sente a minha falta agora”, comenta.

Nilce sai catando a sujeira da rua todos os dias (Foto: Kisie Ainoã)
Nilce sai catando a sujeira da rua todos os dias (Foto: Kisie Ainoã)

Catando um lixo aqui outro lá, sem nenhuma pressa ela vai andando com a vassoura até limpar tudo. No entanto, mesmo com a boa vontade de Nilce, tem aqueles que não respeitam. “Homens chegam e jogam garrafas, não são capazes de levar o lixo pra casa deles e por no saquinho. Alí era um matagal, pedimos para alguém tomar iniciativa. O proprietário fala que não mora em Campo Grande e ninguém faz nada. Então, com a ajuda de outra vizinha limpei tudo”.

A fixação pela limpeza e organização vem desde a infância, quando Nilce ia até à casa dos parentes para ajudar. “Cresci no meio de, fazer o bem sem olhar a quem. Um parente teve problema de saúde, mas não tinha dinheiro para pagar funcionário. Pediu para minha mãe, pra eu ajuda-lo. Amadureci rápido”, disse. “Somos em quatro irmãos, todos com o mesmo sintoma. Contagio todos com a vassoura na mão”, brinca.

A moradora conta que muitos reclamam da sujeira, mas é preciso que cada um faça a sua parte (Foto: Kisie Ainoã)
A moradora conta que muitos reclamam da sujeira, mas é preciso que cada um faça a sua parte (Foto: Kisie Ainoã)

Curiosos - Ela relata que todas às vezes que pega sua vassoura, aparece alguém perguntando se trabalha com serviços gerais. “Digo que não, mas aí questionam; Por que está limpando? É porque aqui está latinha, garrafa, papel, plástico. A maneira de chamar atenção é pegar uma vassoura e colocar a mão na massa”, destaca.

Na sua rua, não tem asfalto e o chão é desnivelado. Quando chove, a enxurrada faz acumular lixo em frente a sua residência. “É descida, e para tudo aqui na minha casa e no portão dos meus vizinhos. Então, vou varrendo até o mercado. Lá tem funcionários, mas ninguém limpa na frente ou quando limpam, jogam no quintal da frente que é um terreno baldio também. Qual a diferença se for tirar dessa parte da rua para jogar na outra? Não muda nada, vai continuar tendo problema", afirma.

Nilce teve dengue quatro vezes e relata que a limpeza é uma forma de se proteger. “A doença não tem hora. Se não cuidar do seu quintal, vai achar uma Nilce pra cuidar. O que não quero pra mim, não desejo aos outros. Ser humilde e pobre não é defeito, a maior riqueza é ser honesto e limpinho”.

“Nesse ano, aqui foi foco do mosquito e 14 pessoas pegaram dengue. Incentivo os vizinhos a limparem também, nem que seja o quintal deles mesmos. Não é só quando adoece que tem que pensar na saúde”, afirma.

A ficha dos moradores com relação à limpeza está caindo, diz Nilce. “Aqui o pessoal está motivado. Estamos fazendo um pedaço do nosso bairro melhor. Limpo toda vez que estou em casa. De manhã, tarde e a noite. De madrugada já estou com minha vassourinha”, falou. “Limpando, vamos ver a cidade melhor. Não é porque moro numa periferia que não pode fazer ficar bonito, vai ficar linda sem lixo na rua”.

O mini jardim plantado por dona Nilce para melhorar a "aparência" da rua (Foto: Kisie Ainoã)
O mini jardim plantado por dona Nilce para melhorar a "aparência" da rua (Foto: Kisie Ainoã)

Mão amiga - Quando se mudou para o Caiobá, Nilce conheceu o casal, Jerônima, 72, e Raul, 75, que mora em uma casinha de madeira azul, em frente a sua residência. O idoso é cego e sua esposa precisa de andador para se locomover. Aproveitando o embalo da rua, ela aproveita para limpar o quintal deles.

“O quintal deles é grande, tem árvores que derrubam folhas. Não é justo pagarem R$ 70 a cada 15 dias para estarem varrendo. Então sempre limpo, aproveito o embalo da rua”, disse.

“No começo, compravam sacos para eu limpar e juntar a sujeira. Mas depois, começou apertar porque eles gastam muito com medicação. Outra vizinha se dispôs a dar sacos, pra evitar a queimada. Como é muito lixo, folhas e não tinha onde colocar, ateava fogo. Fazia isso só quando os moradores não estavam, para não atrapalhá-los”, relata.

Para melhorar a “aparência” do local, dona Nilce plantou várias flores do lado de fora do quintal do casal de idosos. “Gosto de plantas e na casa que estou o quintal não é grande. A dona Jerônimo também adora e me cedeu o espaço. Fica bonito para todos. Coloquei cabeça de bonecos porque tinha recebo alguns brinquedos para doar, mas como não estava completo não seria legal dar assim. Então coloquei aqui, e serve até para não mexerem porque acham que é macumba, mas não é”, diz dando risada.

Dona Nilce é mãe de três filhos e conta que sempre trabalhou com limpeza para sustentá-los. “Fazia faxina em uma creche quando morava no Aero Rancho, que tinha dois quintais grandes. Hoje eles já estão todos encaminhados. Depois que sai lá, o povo ficou me chamando para ver como estava a rua. Pensei que tivesse deixado uma herança, mas não”.

Em outubro de 2018, sua mãe, Dirce Freitas que mora no Conjunto União descobriu que está com câncer e desde então passou cuidá-la. Nilce fica com ela de segunda a terça, porém não abre mão de limpar a rua. “Faço a mesma coisa lá. É uma forma de distrair, assim não fico pensando bobeira e chorando. Os vizinhos dela também se acostumaram comigo, todos pegam a vassoura e saem varrendo, igual eu”, diz.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram

O terreno baldio estava cheio de sujeira, com garrafas e latinhas, mas foi limpo por dona Nilce (Foto: Kisie Ainoã)
O terreno baldio estava cheio de sujeira, com garrafas e latinhas, mas foi limpo por dona Nilce (Foto: Kisie Ainoã)
Nos siga no Google Notícias