ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 20º

Comportamento

Amor à comunidade levou João para faculdade prestigiada nos EUA

Jovem, de 18 anos, conseguiu bolsa integral para se graduar na Duke University

Aletheya Alves | 25/03/2022 07:47
João Pedro Haufes, de 18 anos, conseguiu bolsa integral para estudar nos Estados Unidos. (Foto: Arquivo Pessoal)
João Pedro Haufes, de 18 anos, conseguiu bolsa integral para estudar nos Estados Unidos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Morador da Comunidade Tia Eva, João Pedro Haufes, de 18 anos, é o novo orgulho da área quilombola localizada em Campo Grande. Isso porque o jovem conseguiu uma bolsa integral para se graduar na Duke University, instituição prestigiada dos Estados Unidos.

Ainda morando na Capital, o estudante aguarda o início do ano letivo estadunidense, que começa em agosto, para iniciar a nova vida fora do País. Retornando ao princípio da história, João conta que seus planos com a formação no exterior têm como objetivo retornar ao Brasil para aplicar os conhecimentos a serem conquistados durante os próximos quatro anos.

Além de ter se saído muito bem nas etapas de seleção voltadas ao ensino escolar, ele detalha que as atividades pessoais também contaram muito. Explicando sobre sua trajetória, ele narra que é fruto de projetos sociais e da educação pública.

Durante os próximos 4 anos, ele estará na Duke University. (Foto: Arquivo Pessoal)
Durante os próximos 4 anos, ele estará na Duke University. (Foto: Arquivo Pessoal)

João se dedicou a ações envolvendo a divulgação da cultura através do Afro Coral, enquanto em seu trabalho de conclusão de curso no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) se voltou mais uma vez para sua comunidade.

De acordo com o jovem, seu Ensino Médio foi integrado em Informática e, ao escolher o tema do trabalho final, teve a ideia de criar um projeto para manter a história de sua comunidade viva. “Eu estava conversando com minha família sobre a comunidade e pensei em criar um site para preservar as histórias. Isso porque, assim como em outras comunidades tradicionais, a história é passada de forma oral e acaba se perdendo com o tempo.”

Por querer dar continuidade aos projetos com que se envolveu durante a vida, ele optou por estudar Ciência da Computação e Linguística nos próximos quatro anos. João argumenta que a escolha envolveu, desde o início, seu desejo por conseguir ajudar comunidades tradicionais como a sua.

“Penso em poder trabalhar com a comunidade na capacitação tecnológica, vou estudar e quero usar aqui. Não só com a minha comunidade quilombola, mas em outras de Mato Grosso do Sul”, diz.

Como chegou lá?

Já com a carta de aceite em mãos, ele detalha que conseguiu passar por todas as etapas de seleção com ajuda da rede oficial do Departamento de Estado para informações sobre estudos nos Estados Unidos. A instituição ajuda com informações e possui programas gratuitos para auxiliar jovens de baixa renda, conforme João explica.

“No começo de 2021, me inscrevi para um programa da Education USA. Participei de quatro etapas, sendo 20 vagas para mais de 4 mil inscritos no programa. Tudo foi gratuito e, quando entrei no programa, eles custearam todo meu processo de candidatura para a universidade”, diz.

Programas como o de João seguem sendo realizados pelo departamento e, durante o próximo mês, instituições norte-americanas irão conversar e dar dicas sobre estudar fora. Mais informações sobre o departamento podem ser consultadas no www.educationusa.org.br.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias