ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Assistente social que banca ONG não precisou sofrer violência para lutar contra

Paula Maciulevicius | 21/02/2017 06:51
Daniela está à frente da ONG que criou há anos e na militância há mais de uma década. (Foto: Arquivo Pessoal)
Daniela está à frente da ONG que criou há anos e na militância há mais de uma década. (Foto: Arquivo Pessoal)

Presidente e fundadora da ONG "Mãe Águia", Daniela de Cássia Duarte tem dos 47 anos de vida, 15 deles dedicados à militância contra a violência. Em Campo Grande desde 1989, a assistente social paranaense não precisou sofrer violência para querer se engajar na causa e enxerga que se não tratadas, as vítimas de abuso tem a possibilidade de se tornarem abusadores no futuro.

Mãe Águia atende crianças e adolescentes vítimas de abuso e seus familiares e/ou responsáveis. O que incluem pais, tios e avós. No formato de associação, o estatuto da ONG prevê que sejam cadastrados associados individuais ou jurídicos que possam contribuir com qualquer valor a fim de manter a entidade em funcionamento. Caso contrário, o que Daniela vê são famílias que desistem do acompanhamento por não terem nem como pagar um passe de ônibus.

Daniela é uma das pessoas que embarcaram - há muito tempo - contra a corrente. "Durante minha trajetória de exercício profissional, me deparei com várias situações de violência contra todos os segmentos, mas o que mais me impactou foi quando crianças e adolescentes eram as vítimas", conta.

Assistente social tira do próprio bolso para bancar lanche das famílias vítimas de abuso assistidas pela ONG. (Foto: Arquivo Pessoal)
Assistente social tira do próprio bolso para bancar lanche das famílias vítimas de abuso assistidas pela ONG. (Foto: Arquivo Pessoal)

No decorrer de seus estudos, ela se voltou mais para vítimas de violência sexual. Na prática, o que a assistente social enxerga é apenas uma porta aberta pelo poder público. "Só temos um CAPS infanto-juvenil que atende e não dá conta. É um só para 800 mil habitantes", compara.

Dentro do movimento Mãe Águia, Daniela também dá suporte para criação e execução de políticas públicas da infância e juventude e hoje atendem 130 famílias. "Temos uma equipe de psicólogos e assistentes sociais", explica.

Em três anos de abertura da ONG, a situação que mais chocou a profissional foi se deparar com o caso de uma adolescente que foi abusada sexualmente pelo irmão e pai durante seis anos. "E quando ela foi para o tratamento de saúde, foi encontrado um tubo de vaselinha introduzido na vagina dela. Aquilo me impactou muito", recorda.

O que divide a indignação e tristeza da assistente social também são os casos de estupro de vulnerável, que pela legislação brasileira, situações subjetivas como "passar a mão" ou assistir a um filme pornográfico, por exemplo, já se enquadram no crime.

O engajamento dela nada tem a ver com um passado de violência sexual e sim pelo compromisso com as questões sociais. (Foto: Arquivo Pessoal)
O engajamento dela nada tem a ver com um passado de violência sexual e sim pelo compromisso com as questões sociais. (Foto: Arquivo Pessoal)

"Temos o caso de abuso de uma criança de 2 anos assim e se não tratar, são possíveis, repito possíveis abusadores de amanhã. Porque quando não são tratados, a violência é uma reprodução", enfatiza.

O engajamento dela nada tem a ver com um passado de violência sexual. "Meu engajamento é como profissional comprometia com questões sociais na infância e juventude e também como mãe. Meu filho já tem 18 anos e me acompanhou nesta jornada", acrescenta.

Daniela também está à frente da Comissão Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Criança e Adolescente (COMCEX), paralela à presidência da ONG, onde foi reconduzida para mais três anos de direção e viu muitos ex-diretores largarem o barco. "Se eu já quis desistir de tudo? Já. Nosso espaço é cedido e nós atendemos diariamente, então as questões vão se avolumando. As dificuldades, os problemas, nós vivenciamos tudo isso. Não é só uma militância de uma campanha ou outra não, eu participo todos os dias e não é fácil", desabafa. 

A primeira barreira é de estrutura financeira.

"Precisamos muito da iniciativa privada. As empresas podem tanto e cadê a responsabilidade social? Nós nadamos sim contra a corrente, porque tem muito dinheiro pessoal investido ali. Lanche para as crianças? Eu e outra assistente social colocamos a mão no bolso, porque não queremos que elas saiam de lá sem um suco. É muito quente, não temos ar condicionado. Então as condições, em resumo, não são muito favoráveis, mas a gente faz com muito, muito amor. É muita doação, muita entrega", desabafa.

Qualquer ajuda é bem vinda e pode ser feita pela página do Facebook ou o próprio site da ONG.

Curta o Lado B no Facebook

Nos siga no Google Notícias