ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Comportamento

Atração no Itanhangá, égua criada com cadela em quintal era o sonho de João

Paula Maciulevicius | 29/03/2017 07:33
Luma e Tundra fazendo o que mais gostam: correndo lado a lado. (Foto: Alcides Neto)
Luma e Tundra fazendo o que mais gostam: correndo lado a lado. (Foto: Alcides Neto)

Tundra e Luma. Companheiras de quintal que correm, brincam e até comem no mesmo horário. A amizade entre a égua e a cadela começou em dezembro, quando a potra Quarto de Milha foi morar dentro de uma residência no bairro Itanhangá Park. 

A cena é daquelas que "só acontecem em Campo Grande mesmo". No início da manhã ou no final da tarde, Tundra, Luma e João, o dono das duas, vão até um terreno próximo para ter mais liberdade. Não que em casa não tenha espaço, pelo contrário, só de área externa são 4 mil metros quadrados. E é durante o passeio, feito pela calçada do bairro, que o trio chama atenção.

"Ela ficou famosa, porque eu saio para ela comer lá fora. As pessoas vem tirar foto, pedem para ver", conta o gerente João Eduardo Oliveira Leal, de 25 anos. O terreno onde elas brincam foi emprestado pelo dono, que super solícito, foi até a porta de Tundra oferecer o espaço.

No quintal de casa, as duas brincam juntas desde dezembro. (Foto: Alcides Neto)
No quintal de casa, as duas brincam juntas desde dezembro. (Foto: Alcides Neto)
Até horário para comer tem de ser o mesmo. (Foto: Alcides Neto)
Até horário para comer tem de ser o mesmo. (Foto: Alcides Neto)

Luma, que hoje tem quatro anos, chegou primeiro à casa, com seis meses de vida, ainda uma filhote de blue heeler, raça de trabalho com gado no pasto. A família é toda voltada ao agronegócio e criador desde a adolescência, o sonho de João quando menino era ter um cavalo dentro de casa.

"A Luma é o xodó da família e a Tundra veio em dezembro para mim. Comprei porque ela estava num rancho e era muito novinha, teve problema no nascimento, sofreu bastante e foi criada como 'guacha'", conta o rapaz. O que quer dizer que a mãe de Tundra não conseguiu dar o suporte nutricional necessário e os criadores tiveram de entrar com mamadeira.

Debilitada e mirradinha, Tundra chamou atenção de João no rancho de laço onde frequenta. "Eu brinquei com os meus amigos: 'vou comprar e levar para dentro da minha casa' e todo mundo dizia: 'mas como?' Eu crio animal há muitos anos, sempre foi sonho trazer um cavalo e criar como um pet", narra. Foi uma semana com a ideia na cabeça até João pegar o telefone e acertar com o proprietário.

Quando chegou, Tundra era muito quietinha, só se movia para comer ração. Mas bastou se sentir fortalecida, para se mostrar curiosa e tentar entrar dentro de casa. As brincadeiras entre as duas foram incentivadas para que a potra ficasse ainda mais forte.

João tinha o sonho de criar um cavalo no quintal de casa e conseguiu realizar. (Foto: Alcides Neto)
João tinha o sonho de criar um cavalo no quintal de casa e conseguiu realizar. (Foto: Alcides Neto)
Luma veio primeiro, chegou há quatro anos, com seis meses de idade. (Foto: Alcides Neto)
Luma veio primeiro, chegou há quatro anos, com seis meses de idade. (Foto: Alcides Neto)

De início, Luma morria de ciúmes de Tundra, mas João usou a raça da cadela a seu favor. "Começamos a usar a Luma para ela correr, despertar e esticar a musculatura da Tundra", explica o gerente. Só que não demorou muito para a potra se virar contra a cadela. "A gente achou que daria problema, mas as duas começaram a brincar e ficou assim, a Luma é protetora, fica em volta da Tundra e não larga", descreve.

Os dias em casa estão contados. Tundra tem 1 ano e assim como o crescimento vem, a necessidade dela ser domada, também. "Ela veio para matar um sonho e acabou se tornando uma coisa muito maior. Eu sempre ouvi histórias de cavalos criados com pets e hoje em dia ele é considerado um pet, já não é mais animal de trabalho, como se dizia", avalia João.

O rapaz não tinha noção da proporção do carinho que uma ia ter para com a outra. "Nosso medo agora vai ser a adaptação da Luma", admite.

A relação das duas ensinaram ao dono o que os animais têm de mais precioso, a amizade independentemente de raça. "O cavalo sempre foi considerado um animal rural e depois que eu trouxe para cá, descobri que eles são muito mais que isso e tem tanto sentimento quanto um cachorro. A Tundra demonstra amor igual à Luma e a amizade delas mostra que diferente de raça, é uma amizade", reflete o dono. 

E para os que apontam o dedo sobre os maus-tratos na criação de animais, João Eduardo explica que o que fez pela Tundra é exatamente o oposto. "Ela não deu uma potra boa de inicial, era muito mirrada, introvertida e a gente resolveu dar uma chance para o animal. É o que a gente faz que fez, hoje em dia, ela ser quem ela é: a alegria da minha família, a nossa união", resume.

João sai agradecido da nossa conversa. Apaixonado pelas duas, se diz suspeito para confirmar o que a gente diz: o quanto elas são lindas juntas. 

Curta o Lado B no Facebook

Xodó da família, hoje a dupla é a maior alegria da casa. (Foto: Alcides Neto)
Xodó da família, hoje a dupla é a maior alegria da casa. (Foto: Alcides Neto)
Nos siga no Google Notícias