ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

AVC deixou alunas órfãs do professor de ginástica mais conhecido da cidade

Paula Maciulevicius | 29/03/2017 07:45
Helder em viagem de férias. Professor que transformava alunas em amigas. (Foto: Arquivo Pessoal)
Helder em viagem de férias. Professor que transformava alunas em amigas. (Foto: Arquivo Pessoal)
Na aula de ginástica localizada, no Rádio Clube. (Foto: Arquivo Pessoal)
Na aula de ginástica localizada, no Rádio Clube. (Foto: Arquivo Pessoal)

Helder Andrade não teve filhos, mas deixou uma legião de alunas e amigas órfãs quando partiu aos 52 anos. Um AVC (Acidente Vascular Cerebral), junto de um aneurisma, interrompeu as aulas de ginástica localizada no Rádio Clube, onde o professor fez tanta mulherada se exercitar durante os 26 anos em que trabalhou ali.

Já faz quase um ano desde que Helder passou mal em casa, foi socorrido pela mãe e vizinhos e ficou internado por três dias. Dona Maria autorizou a doação de órgãos do filho, o que é um alento hoje para quem ficou sozinha. "Eu sei que tem três pessoas, não sei quem são, mas elas têm uma partezinha dele".

Aos 83 anos, é à porta dela que o Lado B bate para contar a trajetória de Helder, o professor que no início dos anos 90 tinha o cabelo comprido preso num rabo e os óculos de armação grossa e preta e que não deixava aluna atrasada entrar na sala.

Ana Cristina, amiga desde o cursinho. (Foto: Arquivo Pessoal)
Ana Cristina, amiga desde o cursinho. (Foto: Arquivo Pessoal)

Helder terminou o colégio, começou a trabalhar em um banco e disse à família que não estudaria, mas acabou mudando de ideia e resolveu fazer cursinho para o vestibular de Educação Física. Foi aprovado e ainda na faculdade começou a trabalhar.

"Logo uma professora de Campinhas que tinha uma academia, chamou ele para dar aula e ele começou a trabalhar no Bela Center e também no Rádio Clube, mas tinha que escolher e ele ficou no Rádio. Este ano ia fazer 27 anos, ele nunca mais saiu", narra Maria Mungo de Andrade.

E foi nesta época entre cursinho, faculdade e início das aulas no Rádio, que Helder virou irmão de Ana Cristina. Uma de suas amigas de décadas. "Eu conheci o Helder em 1987, quando ele veio me perguntar se a gente era concorrente. Ele, daquele jeito todo sarcástico, eu só respondi: 'uma vaga já é minha, você que estude para outra'. E a gente fez amizade de cara", recorda.

Os dois foram aprovados e estreitaram amizade ao longo do curso e também no trabalho. Helder e Ana deram aulas no Rádio nos primeiros anos de 1990 e mesmo depois que ela saiu de lá, a amizade continuou exatamente a mesma.

"Tem um lugar na minha casa, perto de um balcão, que nestes quase 30 anos que a gente se conheceu, ele só sentava ali. Desde que ele morreu, ninguém quer sentar. É o cantinho do Helder", descreve a professora de Educação Física e também advogada, Ana Cristina Medeiros, de 47 anos.

Jussara, aluna que caiu de paraquedas na aula e hoje é uma das órfãs. (Foto: Arquivo Pessoal)
Jussara, aluna que caiu de paraquedas na aula e hoje é uma das órfãs. (Foto: Arquivo Pessoal)

No Rádio Clube, a "turminha do Helder" são as alunas que se tornaram amigas no decorrer dos anos e das "broncas". Com duas décadas de trabalho, Helder também viu muitas crianças crescerem pelos corredores do clube. A idade mínima para começar as aulas era 14 anos, não adiantava pedir. Eu mesma, passei meses atormentando o professor e quando finalmente completei a idade, mal aguentei uma aula. Helder tinha um ritmo puxadíssimo. 

Foi para se enturmar na cidade que a empresária Jussara Rebetchuk, ficou sócia do Rádio e começou as aulas de ginástica do Helder, 13 anos atrás. "Caí de paraquedas e a primeira aula que fiz foi a dele. Até hoje estávamos comentando a falta que ele faz", conta a empresária de 42 anos.

Não tem aluna que não o coloque como o melhor professor do mundo. "Perfeito, assíduo, pontual e com uma turma de amigos. O que eu mais sinto falta é do humor que o tornava único. Não existe pessoa como ele, nem parecido". 

A última aluna-amiga com quem Helder conversou foi a advogada Andrea Flores. Na última década, ele ia à casa dela três vezes por semana como personal trainer e outras duas - aos finais de semana - como amigo. 

Primeiro veio a amizade e depois a relação professor e aula e somando, foram mais de 20 anos de cumplicidade que geraram um apelido entre os dois "Mel". "Toda terça-feira ele vinha aqui e depois da aula, assistir Master Chef com o meu marido. Só que aquele dia, chamaram o Lamartine para um jogo de futebol e ele foi embora", conta Andrea. 

Sem que ninguém soubesse que era uma despedida, o papo entre os dois naquela noite foi de saudade. Andrea tinha perdido o pai fazia uma semana e os amigos ficaram falando sobre perdas. "Saudade. Foi a última conversa que tive com ele. Depois ele sentou para lanchar e foi embora. Às 10h e pouco da noite, a mãe dele me ligou aos prantos. Foi repentino... Ele nunca deu uma pista de que havia uma doença, mas o aneurisma é silencioso mesmo", não se conforma. 

O amigo, irmão e professor que Andrea perdeu aquele dia deixou inúmeras lembranças de jantares, viagens e festas de Ano Novo. "Ele era uma pessoa muito marcante e tinha muitos bordões. Até hoje quando a gente reúne amigos, parece que sabemos exatamente o que ele falaria".

Antes do AVC, Helder ainda pediu "bença" para a mãe que no velório, teve a certeza do que sempre achou a vida toda. "Era um salão tão grande e ficou cheio de gente. Eu não sabia que meu filho era tão querido. Só via homens e mulheres chorando e me abraçando: 'sou aluna dele há 25 anos'".

Curta o Lado B no Facebook

Parte dos amigas que ficaram órfãs. (Foto: Arquivo Pessoal)
Parte dos amigas que ficaram órfãs. (Foto: Arquivo Pessoal)
Nos siga no Google Notícias