ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Cartas são penduradas em viaduto para acolher quem tenta desistir da vida

Thailla Torres | 13/09/2019 08:03
Cartas foram penduradas no viaduto da Avenida Afonso Pena com Ceará, em Campo Grande. (Foto: Thailla Torres)
Cartas foram penduradas no viaduto da Avenida Afonso Pena com Ceará, em Campo Grande. (Foto: Thailla Torres)

No vai e vem intenso de veículos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, um projeto tenta salvar vidas no viaduto conhecido por muitas tentativas de suicídio. O método para isso é antigo: escrever cartas e bilhetes.

“Você é mais forte do que imagina”, “Ei, não desista! Cada minuto é uma chance a mais” e “Você não está sozinho”. As frases de inúmeras cartas e bilhetinhos estão distribuídas no Viaduto Senador Italívio Coelho, sobre a Avenida Ceará.

Os recados foram pendurados no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado na última terça-feira (10), mas até ontem ainda havia bilhetes amarrados em fitas amarelas nas grades, informando um telefone e um perfil de rede social.

Mas apesar da intenção, o problema foi conseguir trocar uma ideia por celular. O Lado B  tentou inúmeras vezes contato no telefone anotado no bilhete, mas só ouviu sinal de desligado. Por outro lado, a resposta nas redes sociais foi imediata. “Olá, estamos aqui para te ouvir!”, foi a resposta seguida de que houve um fluxo intenso de mensagens e o grupo estaria trabalhando para normalizar os “atendimentos”.

Bilhetes trazem mensagens motivacionais, um telefone e rede social do projeto. (Foto: Thailla Torres)
Bilhetes trazem mensagens motivacionais, um telefone e rede social do projeto. (Foto: Thailla Torres)

A iniciativa faz parte do projeto “Help” que nasceu em São Paulo por integrantes da Força Jovem Universal, com objetivo de ouvir e amparar pessoas em situação de risco por causa da depressão, ansiedade, traumas e outros sintomas, que não tratados poder levar várias pessoas a cometer o suicídio.

O grupo criou o projeto há 10 anos e já conquistou voluntários em todas as capitais brasileiras, o que possibilitou levar cartas para muitos lugares no último dia 10. Para muitos, a iniciativa é simplória, mas quem atua na produção de cartas garante que o efeito é surpreendente. “Temos muitos relatos de pessoas que estavam prestes a se jogar e voltaram atrás. É claro que nem sempre a gente consegue mudar a vida de alguém, mas o apoio e o sentimento de acolhimento amadurecem a vontade de viver”, explica o arquiteto de software e coordenador do projeto, Cadu Souza, de 37 anos.

Ele explica que o projeto nasceu devido ao índice crescente de doenças como depressão, ansiedade e outros transtornos que deixam pessoas vulneráveis ao suicídio. As ações ocorrem o ano todo, mas são intensificadas no mês de setembro em que há inúmeras campanhas de conscientização com objetivo de alertar sobre a realidade do suicídio e suas formas de prevenção.

Hoje, felizmente, são inúmeros voluntários empenhados em levar uma palavra acolhedora, independentemente de religião ou tradição. “Até porque a depressão está em muitos lares e muitas pessoas, e nós não sabemos os fatores reais que levam essas pessoas a adoecerem. Por isso, nosso ideal é ouvir, acolher e auxiliar dentro do possível para que ela se sinta mais disposta a viver, mas nunca podemos julgar”, destaca o coordenador.

O aumento de doenças e tentativas preocupa o coordenador, principalmente com relação aos jovens. “Na era digital vemos um aumento desses índices e um déficit de amor muito grande com os jovens. Diariamente, vemos crianças e adolescentes sem apoio, sem carinho e sem atenção dos adultos. O que não se resume em proporcionar estudo e alimentação, mas ouvir e dar voz a esses jovens”.

Em Campo Grande, entre janeiro e maio deste ano, 180 crianças e jovens, de 10 a 19 anos, tentaram o suicídio, segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde.

Por isso, neste sábado, em todo país, uma nova ação será realizada e o coordenador informa que haverá um telefone disponível para quem quiser conversar pelo WhatsApp. “Faremos um atendimento sincronizado”, diz.

O telefone para atendimento via aplicativo a partir do fim de semana será o 4200-0034 ou pelo Instagram @help.fju

Em Campo Grande, o Grupo Amor Vida (GAV) também presta um serviço gratuito de apoio emocional a pessoas em crise através dos telefones (67) 3383-4112, (67) 99266-6560 (Claro) e (67) 99644-4141 (Vivo), todos sem identificador de chamadas.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Cartas foram feitas à mão por voluntário. (Foto: Thailla Torres)
Cartas foram feitas à mão por voluntário. (Foto: Thailla Torres)
Os dizeres foram pendurados nesta semana. (Foto: Thailla Torres)
Os dizeres foram pendurados nesta semana. (Foto: Thailla Torres)
Nos siga no Google Notícias