ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Comportamento

Coadjuvante no tratamento de câncer da mãe, Cecília anunciou chegada aos 6 meses

Paula Maciulevicius | 19/10/2015 06:25
"Amigas do lenço", todas colocaram em homenagem à mãe e à filha. (Foto: Silas Souza)
"Amigas do lenço", todas colocaram em homenagem à mãe e à filha. (Foto: Silas Souza)

A gravidez chegou de surpresa, sua descoberta então, nem se fala. Já com 6 meses de gestação que Cecília se pôs à mostra na barriga da mãe. Nem exame de sangue, de laboratório, detectou sua presença ali. Coadjuvante no tratamento de câncer de Marci, a filha se tornou agora protagonista, até porque a barriga já fala por si só que ali tem bebê.

Foram as "Amigas do lenço", grupo de WhatsApp formado a partir da notícia do câncer de mama em Marci, que chamaram o Lado B para um bingo. Assim como tudo parece vir de surpresa à vida da mãe/paciente, os amigos se juntaram nesse domingo, no bairro São Conrado, em Campo Grande, numa ação para arrecadar dinheiro à família que passa pelo tratamento. No portão de entrada já nos deparamos com as três mosqueteiras, Marci e as amigas Denise e Marisa, todas professoras de educação especial.

Marci ao lado das amigas Marisa e Denise, que tiveram a ideia do bingo. (Foto: Silas Souza)
Marci ao lado das amigas Marisa e Denise, que tiveram a ideia do bingo. (Foto: Silas Souza)

A gravidez foi descoberta há poucos dias, na última quinta-feira e foi noticiada aos amigos em vídeo. Já o câncer era desconfiança do final do ano passado, diagnosticado em abril. "Em dezembro eu senti um carocinho no autoexame, fui para o médico, eram dois nódulos na mama esquerda", conta a pedagoga Marci Selzler Vaz, de 32 anos. Casada, o sonho dela era engravidar, mas a notícia da doença, até então, tinha adiado os planos.

Foram três sessões de quimioterapia, mas a cirurgia da retirada da mama esquerda. Paralelo ao processo, o médico pediu a ela para suspender o sonho de ser mãe, por ora. "Fiz exame de laboratório para ver se não estava grávida, cheguei a tomar injeção para evitar a ovulação, aí fiquei tranquila", diz Marci.

No último mês - e abre-se um parêntese para dizer que Marci não cabia em si durante a entrevista, era mão na barriga, fazendo carinho no bebê alternando com o rosto para enxugar as lágrimas, dessa vez de felicidade e gratidão - ela passou a perceber que estava ganhando peso.

Pais da Cecília são só sorrisos que não cabem no rosto. (Foto: Silas Souza)
Pais da Cecília são só sorrisos que não cabem no rosto. (Foto: Silas Souza)

"Eu fiquei com medo de ser metástase já, algo do câncer e ninguém detectou nada. Até que fui fazer o teste de farmácia e deu positivo", conta. De imediato, marcou consultas e foi fazer uma ultrassom. "O hospital parou para me atender, o médico falava: o pezinho está bem, os rins, o fígado, o coraçãozinho bate forte, é saudável e uma menina: olha ela aí". As palavras saem carregadas de lágrimas. "Assim a gente descobriu a Cecília", acrescenta a mãe.

O pai, incrédulo ainda, Mayke Vaz, tem 29 anos e é só sorrisos. "A gente passou por três quimios, cirurgia, anestesia e ela aí escondidinha", diz. A mãe faz questão de frisar que não houve negligência dos médicos, que realmente Cecília queria era fazer surpresa.

"Quando ouvimos o coração bater, nossa... Eu esperava que fosse ter que interromper a gravidez, que ela teria má formação, alguma coisa, mas está perfeita", descreve a mãe. "Até meu médico disse que é um milagre ela ter sobrevivido à tanta química e estar bem", completa.

Afastada do trabalho, Marci está recebendo auxílio doença num valor bem menor que o salário. O marido havia deixado o emprego para se dedicar à saúde da esposa e por conta disso que as amigas criaram o bingo. Na fotografia, as que não eram, viraram "amigas do lenço" e todo mundo colocou como homenagem à mãe e à Cecília. "Viva Cecília".

A previsão é de que a guerreira nasça em dois meses. Abaixo está o vídeo do anúncio da chegada de Cecília, distribuído aos amigos.

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias