ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Comportamento

Com balões e ipê branco, crianças lembram do último sorriso de Isaac de Oliveira

Feira do Conhecimento em escola que artista criou logomarca reuniu homenagens que emocionaram os familiares

Thailla Torres | 06/10/2019 07:05
Homenagem realizada em escola de Campo Grande emocionou familiares do artista. (Foto: Daiana Santos)
Homenagem realizada em escola de Campo Grande emocionou familiares do artista. (Foto: Daiana Santos)

Com quadrinhos feitos à mão, balões brancos e um enorme ipê de MDF aplicado na parede, alunos do quinto ano do Ensino Fundamental homenagearam o artista plástico Isaac de Oliveira, que morreu no dia 23 de setembro, em Campo Grande. Conhecido pelas cores vibrantes, Isaac recebeu a turminha dias antes do falecimento para falar sobre sua trajetória. O sorriso espalhado pelo ateliê não foi esquecido e transformou a homenagem que estava preparada desde janeiro.

Estudar as cores e o talento de Isaac era tarefa desde o primeiro bimestre, quando as turmas se preparam para a Feira do Conhecimento, realizada no último sábado, na Escola Osvaldo Tognini, da rede Funlec, da qual a logomarca foi elaborada pelo próprio artista. “Ele contou isso às crianças no dia da visita e elas ficaram muito orgulhosas”, lembra a pedagoga Daiana Santos.

Assim que o tema de cada turma é escolhido, as crianças iniciam um processo de pesquisa, visitações e atividades práticas que resultam em trabalhos belíssimos pela escola. Mas a tarefa de falar sobre Isaac ganhou peso da morte e os alunos quiseram fazer uma apresentação à altura da simpatia e tranquilidade expressas na última visita.

Crianças abraçaram Selma, esposa de Isaac. (Foto: Daiana Santos)
Crianças abraçaram Selma, esposa de Isaac. (Foto: Daiana Santos)
Última visita escolar no ateliê do artista.
Última visita escolar no ateliê do artista.
Isaac recebeu alunos para falar da arte e paixão pelos ipês. (Foto: Daiana Santos)
Isaac recebeu alunos para falar da arte e paixão pelos ipês. (Foto: Daiana Santos)

Além de estampar a parede da escola com um ipê de 3 metros de altura. Cada aluno pintou um quadrinho representando uma das obras do artista. Um álbum de fotos com informações sobre sua trajetória também fizera parte, mas o ponto alto foi a apresentação que emocionou pais, convidados e familiares de Isaac.

As crianças cantaram a música “Trem Bala” de Ana Vilela e, em seguida, soltaram balões brancos para homenageá-lo. De um lado da plateia, pais filmando emocionados, do outro, Selma Rodrigues, esposa de Isaac, não conteve as lágrimas. “Eles foram a última turma de escola a visitar o ateliê. Lembro que nem sabíamos se ele estaria bem naquele dia, mas deu tudo certo e o momento foi lindo. Realmente, fiquei sem palavras. O que essas crianças fizeram foi emocionante”.

Alunos ao lado dos familiares de Isaac. (Foto: Thailla Torres)
Alunos ao lado dos familiares de Isaac. (Foto: Thailla Torres)
Crianças pintaram à mão MDF. (Foto: Daiana Santos)
Crianças pintaram à mão MDF. (Foto: Daiana Santos)

No dia da visita, a professora lembra que Isaac não só falou da sua trajetória de artista como exibiu detalhes do ateliê. “Tintas, pinceis e uma vitrola antiga, tudo isso ele mostrou com muita delicadeza aos alunos. Todos saíram de lá muito empolgados”.

Mateus Shibuya, de 11 anos, diz que nunca vai esquecer a simpatia de Isaac ao responder suas perguntas. “Ele tirou todas as minhas curiosidades”, diz. “Ele era uma pessoa muito legal”.

Assim que Selma chegou ao evento escolar foi abraçada pelos alunos e posou para fotos com a turminha. As crianças estavam radiantes com a presença dela. “Antes da notícia do falecimento, eles perguntavam muito se o Isaac estaria os prestigiando. Então a presença da Selma foi muito importante para eles e para toda a escola que carrega a logomarca feita por ele”.

Confira o vídeo da homenagem.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias