A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 22 de Maio de 2019

20/12/2018 08:41

Com quase 40 anos de idade, bandeira de MS ainda é hasteada de cabeça pra baixo

Muita gente não sabe as cores do símbolo de MS e quem sabe, se confunde na hora de dizer qual a posição da bandeira.

Gustavo Maia
A confusão faz com que a bandeira fique ao contrário em pontos turísticos da cidade, como na locomotiva da Orla Ferroviária. (Foto: Gustavo Maia)A confusão faz com que a bandeira fique ao contrário em pontos turísticos da cidade, como na locomotiva da Orla Ferroviária. (Foto: Gustavo Maia)

Seja sincero - antes de abrir esta matéria você saberia responder, sem colar, quais são as cores da bandeira do nosso estado? A posição de cada cor? E o significado delas? Nem todo mundo sabe a resposta para essas perguntas, e se você é mais um que se confunde sobre as cores ou a posição correta da Bandeira de Mato Grosso do Sul, fique tranquilo: você não está sozinho.

Até hoje, é só olhar pelos órgãos públicos e pontos turísticos da cidade para perceber que poucos conhecem mesmo a bandeira, na maioria das vezes, hasteada de cabeça para baixo. Na Orla Ferroviária, por exemplo, a locomotiva acaba de ser instalada para chamar turistas à região, e a bandeira está lá, ao contrário.

 

Na Bandeira de Mato Grosso do Sul, o céu fica embaixo. (Foto: Reprodução Internet)Na Bandeira de Mato Grosso do Sul, o céu fica embaixo. (Foto: Reprodução Internet)

No decreto de criação da bandeira, temos a seguinte explicação para o significado das cores: "Nosso símbolo é o do equilíbrio, da firmeza e da serenidade. Nós somos a estrela dourada que brilha no céu azul da esperança, a simbolizar a riqueza do nosso labor. As matas e os campos do nosso Estado representam um desafio, mas, ao mesmo tempo, a consciência da preservação do nosso verde, de nosso tesouro maior, que é a própria Natureza. Nós somos o Estado do equilíbrio, onde chaminés siderúrgicas e áreas florestais coexistirão pacificamente, lado a lado. Entre o verde e o azul, na convergência prática de todas as nossas atitudes, nós somos a faixa branca do porvir, a serenidade da amizade entre os povos."

Agora que você não tem mais dúvidas sobre quais são as cores e seus significados, resta ainda uma pergunta: qual é a posição certa da bandeira? O lado verde, das matas, é para baixo e o lado azul, do nosso céu com a estrela dourada, é para cima? Por mais estranho que possa parecer, o correto é o contrário. Sim, a parte verde da bandeira fica acima da parte azul com a estrela.

Mas muitos órgãos que hasteiam a bandeira do estado acabam se confundindo e deixando o símbolo de MS de cabeça para baixo no mastro. Aqui na capital, em pouco tempo de circulação pela área central da cidade nos deparamos com vários exemplos. Agências bancárias, escolas e órgãos federais são alguns casos que podemos encontrar pelo centro. Nem a recém inaugurada Maria Fumaça escapou do equívoco - na frente da locomotiva, junto às bandeiras do Brasil e de Campo Grande está ela, de ponta-cabeça.

Cores da bandeira geram confusão na hora do hasteamento. (Foto: Gustavo Maia)Cores da bandeira geram confusão na hora do hasteamento. (Foto: Gustavo Maia)
Pouca gente repara, mas várias bandeiras do centro da cidade estão de cabeça para baixo. (Foto: Gustavo Maia)Pouca gente repara, mas várias bandeiras do centro da cidade estão de cabeça para baixo. (Foto: Gustavo Maia)
Nem a Maria Fumaça escapou da confusão. (Foto: Gustavo Maia)Nem a Maria Fumaça escapou da confusão. (Foto: Gustavo Maia)

O mestre de obras, Cláudio Carvalho, de 49 anos, demorou para se lembrar dos elementos da bandeira, mas acertou quase tudo depois de forçar um pouco a memória. Só se esqueceu da estrela. Já para o auxiliar de limpeza de 36 anos, Isaque Morais, a bandeira não tem só uma estrela, mas várias. Ele diz ainda que a bandeira tem apenas duas cores: branca e azul.

Os amigos Rafael Saad, de 33 anos e Rafael Rodrigues, de 34, a princípio também dizem que a bandeira tem só as cores branca e azul, mas depois consertam: “tem um verde também!”. Eles só se lembraram de todas as cores porque têm algum parente na Polícia Militar, que usa a bandeira do estado na farda, mas admitem: “é vergonhoso. A gente deveria saber”.

Silvia Nogueira, de 35 anos, é veterinária e estava acompanhada da filha, a estudante Samira Nogueira, de 15, e da amiga Thaynara Nascimento, de 22 anos. De cara, elas não sabiam a resposta, mas pensaram um pouco e algumas respostas começaram a surgir. Thaynara chegou a sugerir que a bandeira de MS teria “uma bola azul no meio”, mas depois voltou atrás no palpite. Elas chegaram a um consenso sobre as cores, mas Samira foi a única que acertou sobre a posição correta da bandeira: “o azul é pra baixo, com a estrela, e o verde é pra cima. É isso”, decidiu.

Cláudio Carvalho só se esqueceu da estrela. (Foto: Gustavo Maia)Cláudio Carvalho só se esqueceu da estrela. (Foto: Gustavo Maia)
Amigas acertaram as cores, mas Samira lembrou até da posição da bandeira. (Foto: Gustavo Maia)Amigas acertaram as cores, mas Samira lembrou até da posição da bandeira. (Foto: Gustavo Maia)

Sobre a criação da bandeira, o artista plástico Alex Flemming, que estava na equipe vencedora do concurso, lembra de um fato bastante curioso. Ele conta que ele e os outros quatro colegas do grupo, todos estudantes da Faculdade de Arquitetura da USP, propuseram dois projetos de bandeira, e os dois modelos foram finalistas do concurso. O prêmio, lembra ele, era muito bom, “algo como o dinheiro para se comprar um volkswagen zero quilômetro. Ficamos super contentes e brindamos com muita cerveja e conhaque”, relembra. Porém, continua ele “o prêmio infelizmente só veio parar nas nossas contas no segundo governo do MS, ou seja, mais de cinco anos depois. Numa época de hiperinflação, o que isso significou? Significou que ganhamos sim o dinheiro prometido, mas em vez de podermos comprar um fusca, o dinheiro dava para cada um de nós cinco comprar um sanduíche”, brinca ele, que hoje com 64 anos é casado e vive na Alemanha.

Agora que você já sabe quais são as cores, o que elas significam e qual a posição correta de cada uma, pode prestar atenção nas ruas, em como as pessoas usam a bandeira. Você vai se surpreender com a quantidade de bandeiras de ponta-cabeça que vai encontrar por aí.

Curta o Lado B no Instagram e no Facebook.



imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.