ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Depois de conquistar farda, João espera por transplante para dar cambalhotas

Sorridente e à espera de um rim, João dá lição de otimismo e esperança para lidar com as dificuldades da vida.

Thailla Torres | 12/06/2019 10:25
Sorridente enquanto faz hemodiálise em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)
Sorridente enquanto faz hemodiálise em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)

- João, você é feliz?
- Muito feliz.
- Por que você é feliz?
- Porque eu faço o jogo do contente.

A onda de otimismo presente em Pollyana, obra de 1913, escrita pela americana Eleanor Porter parece impactar a vida do pequeno João Vitor Silva de Andrade, de 11 anos. Durante entrevista, impossível deixar de sorrir a cada resposta sincera dita pelo menininho, que só fala em tom de alegria, como forma de lidar com as dificuldades da vida.

A história dele ficou conhecida nesta semana por causa de dois sonhos: ter uma festa de aniversário com tema de polícia e conquistar um novo rim para poder brincar feito criança “dando cambalhotas e muito mortal”, explica.

O primeiro sonho foi realizado repleto de surpresas no último dia 8 de junho, dia do seu aniversário. João mora na Vila Pinheiro, em Aquidauana – município a 135 quilômetros de Campo Grande – e ganhou sua primeira festa de aniversário na vida com a presença e o abraço da Polícia Militar.

Durante tratamento ele fez questão de ir com uniforme para sair na foto. (Foto: Henrique Kawaminami)
Durante tratamento ele fez questão de ir com uniforme para sair na foto. (Foto: Henrique Kawaminami)

Os militares estiveram na festinha surpresa do menino depois que uma agente comunitária foi até o batalhão para contar os sonhos do garotinho. Ao saberem da história, eles decidiram não só marcar presença no evento com a sirene ligada como presenteá-lo com uma réplica da farda no tamanho de João Vitor. “Eu fiquei muito feliz, agora eu posso ser polícia”, diz.

João abraçou os amigos, tirou foto, vestiu a farda e comemorou sua primeira festa que foi realizada pela agente comunitária do bairro. “Era o sonho dele ter um aniversário. Mas nunca tive condições de fazer uma festa. Daí um pessoal do postinho da minha vila decidiu fazer uma surpresa para ele”, conta a mãe Ana Luíza da Silva.

Quando o menino chegou em casa viu as mesas espalhadas pelo quintal e questionou a mãe. Ana disse que haveria um culto em casa e ele prontamente respondeu que “nunca viu culto com mesa”, conta a mãe.

Ana então levou João para casa de uma amiga e só o buscou na hora da festinha. Quando chegou na residência e encontrou amigos e policiais militares, ele não conseguiu esconder a alegria. “Ficou feliz da vida, abraçou todo mundo e fez questão de vestir a fardinha. Agora, ele só precisa de um rim”.

Policiais presentearam o garotinho com réplica de farda da PM. (Foto: Polícia Militar de Aquidauana)
Policiais presentearam o garotinho com réplica de farda da PM. (Foto: Polícia Militar de Aquidauana)

João está à espera de um novo órgão desde 2016 porque tem agenesia do rim direito, que corresponde à ausência congênita de um rim. No entanto, o outro rim não funciona corretamente e desde 2011 ele faz tratamento.

A rotina é de viagens de Aquidauana para Campo Grande todos dias para o tratamento. Mãe e filho levantam de madrugada para chegar aqui às 7h da manhã para hemodiálise. “Isso de segunda-feira a sábado”, esclarece a mãe.

Por causa do tratamento é difícil João frequentar a escola, por isso, o estudo é domiciliar. A esperança por um novo rim é para brincar e poder ir à aula. “Quero fazer o transplante para eu fazer coisa boa, brincar, virar mortal, ficar de ponta de cabeça e ir para escola”, diz o menino.

Sobre o jogo do contente que aprendeu com a mãe e a professora, ele diz que é estratégia para ser mais feliz e otimista. “É um jogo da minha imaginação pra eu ficar feliz e o rim chegar logo”, explica.

Cheio de sonhos, depois que o rim “chegar”, segundo João Vitor, ele irá estudar muito para se tornar policial. “Quero fazer a segurança da minha cidade e cuidar das pessoas”.

Sobre o tempo à espera do transplante, ele diz que não desanima. “Eu sei que ele vai chegar porque eu sou feliz”.

À mãe, só resta emoção e esperança. “Ele sempre foi alegre desse jeito. Acho que isso dá mais força pra gente enfrentar tudo isso. Não é fácil pra ele, porque ele já tem 11 anos e não vive uma rotina normal como outras crianças. Mas a gente tem fé que logo mais ele estará 100%”.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

“Quero fazer o transplante para eu fazer coisa boa, brincar, virar mortal, ficar de ponta de cabeça e ir para escola”, diz o menino.
“Quero fazer o transplante para eu fazer coisa boa, brincar, virar mortal, ficar de ponta de cabeça e ir para escola”, diz o menino.
Nos siga no Google Notícias