ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Comportamento

Em dia sem rede social, o jeito foi relembrar até de ligação telefônica

Quarta-feira foi de instabilidade no Whatsapp, Instagram e Facebook e usuários tiveram "um dia daqueles".

Kimberly Teodoro | 03/07/2019 21:20
O clique do momento precisou ficar só no celular, já que postar só foi possível depois das 19h30 (Foto: Paulo Francis)
O clique do momento precisou ficar só no celular, já que postar só foi possível depois das 19h30 (Foto: Paulo Francis)

Calma, não precisa reiniciar o modem, a internet não caiu! A culpa foi das redes sociais queridinhas do brasileiro. Instagram, Whatsapp e Facebook apresentaram instabilidade nesta quarta-feira (3) e usuários tiveram um dia daqueles. Por aqui, teve até quem voltou a receber ligação depois da dificuldade de enviar áudios ou enfrentou problemas no trabalho. É aquela queda que prova o quanto estamos dependentes dessas plataformas.

As reclamações começaram hoje por volta das 10h da manhã de acordo com o site DownDetector, que “detecta quando a tecnologia falha” e recebe comentários dos usuários ao redor do mundo, mapeando o funcionamento das principais plataformas, que de um jeito ou de outro, afetam o cotidiano. Até o fim da tarde de hoje foi difícil enviar áudios, vídeos ou textos pelo Whatsapp ou atualizar o feed no Facebook e no Instagram. Postar ou assistir stories para se manter atualizado sobre o que acontece na vida dos amigos, nem pensar.

Hoje foi dia de reencontro para Maria Fernanda Alencar, de 17 anos, que atualmente faz faculdade em São Paulo e aproveitou a visita a Campo Grande para tomar um café com a amiga Fernanda Flores, de 19, e claro, clicar o momento. Só não deu para postar nas redes sociais, já que os “stories” deixaram de funcionar e o feed também não carregou postagens novas até o fim da tarde.“Tiramos fotos, mas ficou só no celular”, relatam.

Para as amigas Fernanda e Maria Fernanda, o dia foi de atualizar a conversa pessoalmente (Foto: Paulo Francis)
Para as amigas Fernanda e Maria Fernanda, o dia foi de atualizar a conversa pessoalmente (Foto: Paulo Francis)

Maria reclama mesmo da falha no Whatsapp. Acostumada a trocar mensagens de áudio, ela diz que em dia de polêmica em uma das principais escolas da cidade não conseguiu se comunicar com os amigos que ainda estudam lá e se atualizar sobre as notícias. “Você percebe o quanto é dependente, porque nem caiu a conversa em si, foram só as mídias. Temos um áudio que não conseguimos ouvir até agora”, analisa.

“Nem o facebook está funcionando direito. Para ter uma ideia, aconteceu até de um amigo me ligar, mas não é a mesma coisa. Não é prático” Fernanda.

No fim do dia, as amigas Caroline Vessani, de 27 anos, e Dayanne Oliveira, de 35, comemoraram a volta do Instagram com uma foto nos stories, a ferramenta ficou mais estável a partir das 19h30, bem a tempo do “encontrinho do café”, momento em que costumam se reunir para colocar as novidades em dia. Principalmente porque durante o expediente, a queda no Whatsapp acabou virando transtorno. “Nós somos bancárias, muitas vezes o cliente manda fotos ou áudios para tentar resolver algum problema ou fazer alguma solicitação e em várias coisas não conseguimos ajudar porque não dava para baixar”, conta Caroline.

Enviar ou receber áudios ficou difícil, teve até quem apelou para a ligação (Foto: Reprodução)
Enviar ou receber áudios ficou difícil, teve até quem apelou para a ligação (Foto: Reprodução)
"Encontrinho do café" virou também comemoração pela volta das redes sociais para as amigas Dayanne e Caroline (Foto: Paulo Francis)
"Encontrinho do café" virou também comemoração pela volta das redes sociais para as amigas Dayanne e Caroline (Foto: Paulo Francis)

Além de relembrar da função “chamar contato”, básica em qualquer telefone, para Layla Vianna, de 26 anos, dia sem rede social também foi útil para retomar hábitos como a leitura, que substituiu o já comum rolar do feed do facebook. “Depois do almoço peguei um livro para aproveitar o fim do intervalo. No dia a dia até tento dar uma diminuída, mas não tem como, a gente acaba dando uma olhada para dar uma distraída. Hoje mesmo, estava tentando olhar as coisas do pessoal e não estava conseguindo”, revela.

E por aí, quais hábitos você “tirou do armário” nesse dia de desconexão forçada? Conta para gente nos comentários da matéria ou nas nossas redes sociais, que já voltaram a funcionar, e já aproveita para seguir o Lado B no Facebook e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias